Drivers & barriers of CSR authenticity
: an analysis across various industries

Título traduzido da tese: Factores impulsionadores e obstáculos à autenticidade da RSC: uma análise em vários sectores
  • Annika Florentina Völcker (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A importância da responsabilidade social corporativa (RSC) cresce atualmente devido ao fato do interesse maior por estas atividades pelas empresas quando decidem comprar, colaborar ou investir. A elevada conscientização obriga organizações a serem autênticas com relação ao foco e dedicação a atividades de RSC, tendo em vista que isto influencia o sucesso empresarial. Apesar da existência de pesquisas de mercado sobre perspectiva do cliente, o conceito de autenticidade da RSC é falho no que refere ao ponto de vista das organizações. Esta dissertação tem como objetivo analisar fatores impulsionadores e barreiras na autenticidade da RSC em várias indústrias. Além disso objetiva identificar implicações para melhorar o sucesso empresarial, através da autenticidade da RSC. A informação será obtida através de revisão da literatura e complementada por 17 entrevistas com peritos de RSC, de empresas de diferentes sectores. A análise inicial revela a importância de se alinhar as iniciativas de RSC com as competências essenciais da empresa e incluir as partes interessadas, através de uma equipe de liderança empenhada, bem como relações de longo prazo. A avaliação do impacto das atividades de RSC colabora para uma comunicação empresarial transparente. Entretanto, a ausência de diretrizes pode transformar-se em uma barreira à implementação de uma RSC autêntica. A falta de compreensão e de recursos pode também prejudicar a autenticidade da RSC. As empresas utilizam abordagens diferentes para alcançar a autenticidade da RSC, uma vez que se trata de uma reivindicação a ser validada pelos seus intervenientes, que têm expectativas setoriais diferentes.
Data do prémio28 jun. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSérgio Paulo Moreira (Supervisor)

Keywords

  • Autenticidade da RSC
  • Responsabilidade social corporativa
  • Empresas sustentáveis

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'