Dropout em atendimento psicológico com adultos
: importância de variáveis sociodemográficas e do processo terapêutico

• Inês Cristina Freitas Ferreira (Aluno)

O dropout consiste na decisão unilateral do cliente em encerrar o processo terapêutico após uma primeira sessão, que pode ocorrer pelo não comparecimento à sessão ou através da desmarcação desta sem agendamento de uma próxima. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo geral explorar o papel de variáveis sociodemográficas, de variáveis clínicas e de variáveis do processo no dropout, numa amostra clínica de adultos. A amostra foi constituída por 354 adultos de uma Clínica Universitária de Psicologia, com idades compreendidas entre os 18 e os 77 anos. No presente estudo foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Ficha de Pedido de Consulta; (2) Informação disponibilizada pelos terapeutas e o (3) Brief Symptom Inventory. Os resultados, permitiram concluir que, algumas variáveis sociodemográficas - sexo, tipologia familiar e o estado civil - influenciam significativamente o dropout. Também foram encontrados resultados significativos nas variáveis clínicas – diagnóstico/ problemática, comorbilidades, medicação, índice de sintomatologia – e o dropout. E por último, Também se verificaram resultados significativos nas variáveis do processo – modelo teórico de intervenção, número de sessões total e duração do processo em meses – e o dropout. Conclui-se que o dropout não se trata de um fenómeno linear, dado que são diversas as variáveis (sociodemográficas, clínicas, processo) que influem na sua ocorrência.
Data do prémio12 jul 2021
SupervisorAlexandra Carneiro (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador)

• Dropout
  • Adultos