O dropout assume-se um fenómeno comum na prática clínica em adolescentes, podendo ser definido como o término prematuro do processo terapêutico, pelo cliente, sem a concretização dos objetivos previamente estipulados para a terapia. Este estudo pretende explorar o papel de variáveis sociodemográficas dos adolescentes e família, variáveis clínicas e variáveis do processo terapêutico no dropout, numa amostra de 294 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos, atendidos numa clínica universitária de psicologia. Para a realização do estudo utilizaram-se os instrumentos Ficha de Pedido de Consulta de Menores, Bateria ASEBA e Informação do Processo Terapêutico disponibilizada pelos Terapeutas. Os resultados indicam uma associação estatisticamente significativa entre o estado do processo e as variáveis sociodemográficas, tipologia familiar, estado civil parental, e diferenças significativas quanto ao NSE. Quanto às variáveis clínicas, apenas se encontraram resultados significativos para a variável tipo de problemas. Foram também encontradas diferenças significativas nas variáveis do processo terapêutico, número de consultas e duração do processo, em função do estado do processo. Para além de contribuir para o aumento de literacia acerca do dropout, o presente estudo possibilitou identificar variáveis relacionadas com este fenómeno, de forma a ajustar a intervenção psicológica às necessidades dos adolescentes, prevenindo o dropout.
Data do prémio | 27 set 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Alexandra Carneiro (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador) |
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- Dropout
- Adolescentes
- Variáveis dos adolescentes e família
- Variáveis clínicas
- Variáveis do processo terapêutico
Dropout em atendimento psicológico em adolescentes: importância de variáveis sociodemográficas e do processo terapêutico
Mendonça, R. C. S. (Aluno). 27 set 2021
Tese do aluno