Enquadrar mensagens de modo a aumentar a sua eficácia é uma "arte" crucial no mundo atual, onde o meio informativo está muitas vezes sobrecarregado, sendo cada vez mais difícil "captar" a atenção dos indivíduos e motivá-los a agir. Este é frequentemente o caso da comunicação sobre as alterações climáticas. Assim, esta investigação teve como objetivo analisar de que forma o enquadramento da comunicação como uma crise ou emergência climática pode reduzir ou aumentar a probabilidade de os indivíduos evitarem informações relacionadas ou adotarem comportamentos sustentáveis, como estratégia de adaptação às alterações climáticas. Para além disso, foi também estudado o papel da eco-ansiedade como moderador dessa relação, nomeadamente como motivador do evitamento de informação defensiva. Para o efeito, foi implementado um método quantitativo com um desenho experimental com 215 participantes. Contrariamente às expectativas iniciais, globalmente, a eco-ansiedade não apresentou efeitos moderadores significativos no evitamento de informação. No entanto, os resultados indicaram que, embora a urgência (crise/emergência) nas mensagens sobre as alterações climáticas não influenciasse diretamente o evitamento de informação, esta tinha um impacto significativo no comportamento de envolvimento, particularmente entre os indivíduos com menor ansiedade ecológica. Os resultados parecem indicar que os níveis de ansiedade dos indivíduos podem ter de ser tomados em consideração, ao enquadrar a informação que realça a urgência das alterações climáticas, para "captar" a atenção dos indivíduos e motivá-los a agir.
Data do prémio | 2 mai. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rui Filipe Gaspar de Carvalho (Supervisor) |
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- Alterações climáticas
- Enquadramento da comunicação
- Evitamento de informação
- Comportamento sustentável
- Ansiedade ecológica
- Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia
Eco-anxiety’s role in information avoidance induced by climate change communication
Ene, I. (Aluno). 2 mai. 2024
Tese do aluno