O mercado de energia era fortemente dominado por processos de comercialização de energia convencionais, com um alto nível de controlo governamental, caracterizado pela ausência de competitividade. No entanto, a União Europeia tem-se esforçado para contrariar esta tendência, desregulamentando progressivamente o mercado, com o objectivo de tornar sector energético mais eficiente através da introdução da concorrência. EDP, a maior produtora, distribuidora e fornecedora de electricidade em Portugal, e uma das maiores distribuidoras de gás na Península Ibérica, enfrentou um novo desafio após a liberalização do mercado da energia, uma vez que esta empresa monopolizava todo o sector. A abertura de novos rivais levou a EDP a ajustar a sua estratégia de posicionamento para manter a sua liderança. No entanto, a EDP Comercial, empresa do Grupo EDP que está no mercado retalhista de energia, continua a ser líder do mercado apesar da competitividade no sector. Inesperadamente, um novo rival de energia com diferentes abordagens ao consumidor chegou a Portugal, a fim de combater o líder de mercado com preços extremamente baixos. O adversário de baixo custo será um grande desafio, uma vez que pode roubar muito da quota de mercado da EDP. Para enfrentar o novo adversário, a EDP tem duas opções: alavancar a marca EDP, lançando uma extensão do produto, ou criar uma marca independente. Este case study fornece uma análise de cada estratégia, estudando o comportamento do consumidor e da competitividade no sector, ajudando assim os alunos a recomendar a melhor reacção que a EDP deve ter.
Data do prémio | 20 mai. 2016 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Paulo Gonçalves Marcos (Supervisor) |
---|
EDP case study: the emergence of a low cost company
Malpique, J. M. L. G. (Aluno). 20 mai. 2016
Tese do aluno