Educar para uma ecologia integral
: reflexão ética, teológica e didática a partir da unidade letiva “Ecologia e valores” do 8º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católica

  • Francisco Carlos Reis de Azevedo Moreira Bártolo (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

Tendo como ponto de partida o tema “Educar para uma ecologia integral” apresenta-se um conjunto de reflexões que possibilitarão um melhor entendimento da ecologia e das questões éticas, antropológicas e teológicas por ela suscitadas. Neste itinerário abordam-se o antropocentrismo, o biocentrismo, o ecocentrismo, as narrativas bíblicas da criação e caracteriza-se a Doutrina Social da Igreja (DSI) na temática ambiental. A encíclica Laudato Si’ considera que uma ecologia integral carece de uma adequada antropologia. De igual forma uma ecologia integral precisa de uma renovada teologia da criação e requer uma educação integral. Evocando este texto primordial, identificam-se contributos para o tema “Ecologia e valores”, lecionado na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por último apresenta-se a Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa turma da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, contextualiza-se a comunidade escolar e faz-se uma análise reflexiva quanto ao modo como a prática de ensino-aprendizagem foi estruturada e operacionalizada.
Data do prémio4 jul. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Isabel Pereira Varanda (Supervisor)

Keywords

  • Ecologia integral
  • Antropocentrismo
  • Biocentrismo
  • Ecocentrismo
  • Antropologia
  • Ética
  • Teologia da criação
  • Doutrina social da igreja
  • Educação
  • Católica
  • Prática de ensino supervisionada
  • Laudato Si

Designação

  • Mestrado em Teologia

Citação

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