Tendo como ponto de partida o tema “Educar para uma ecologia integral” apresenta-se um conjunto de reflexões que possibilitarão um melhor entendimento da ecologia e das questões éticas, antropológicas e teológicas por ela suscitadas. Neste itinerário abordam-se o antropocentrismo, o biocentrismo, o ecocentrismo, as narrativas bíblicas da criação e caracteriza-se a Doutrina Social da Igreja (DSI) na temática ambiental. A encíclica Laudato Si’ considera que uma ecologia integral carece de uma adequada antropologia. De igual forma uma ecologia integral precisa de uma renovada teologia da criação e requer uma educação integral. Evocando este texto primordial, identificam-se contributos para o tema “Ecologia e valores”, lecionado na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por último apresenta-se a Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa turma da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, contextualiza-se a comunidade escolar e faz-se uma análise reflexiva quanto ao modo como a prática de ensino-aprendizagem foi estruturada e operacionalizada.
| Data do prémio | 4 jul. 2017 |
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| Idioma original | Portuguese |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Maria Isabel Pereira Varanda (Supervisor) |
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- Ecologia integral
- Antropocentrismo
- Biocentrismo
- Ecocentrismo
- Antropologia
- Ética
- Teologia da criação
- Doutrina social da igreja
- Educação
- Católica
- Prática de ensino supervisionada
- Laudato Si
Educar para uma ecologia integral: reflexão ética, teológica e didática a partir da unidade letiva “Ecologia e valores” do 8º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católica
Bártolo , F. C. R. D. A. M. (Aluno). 4 jul. 2017
Tese do aluno: Dissertação de mestrado