A temática escolhida para esta investigação tem como referência o contributo da Arte – Expressão Plástica no desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e social e para a real inclusão de alunos com Autismo. A experiência profissional com estes alunos, fomentou o interesse em abordarmos e aprofundarmos esta temática tendo em vista um conhecimento mais abrangente desta problemática, de modo a podermos proporcionar uma aprendizagem mais positiva e uma inclusão mais efetiva. Assim, com base no nosso Curriculum Vitae, descrevemos o nosso percurso profissional, enfatizando o período de lecionação à aluna portadora de Perturbação do Espetro do Autismo que originou o nosso estudo de caso, por se tratar de uma experiência significativa. Realizamos uma abordagem teórica em torno da problemática do Autismo, as técnicas de diagnóstico, as implicações desta síndrome na vida dos indivíduos abrangidos, as estratégias e metodologias usadas para minimizar as suas causas e a promoção da inclusão destes alunos na escola, família e sociedade. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa. Para a obtenção de informações recorremos à análise documental, registos de observação e à entrevista. Concluímos que a as Artes Visuais e a Expressão Plástica, são, de facto, um caminho alternativo, explorando a dimensão humana em toda a sua complexidade, permitindo formas de comunicação cuja difusão tem possibilitado consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo.
Data do prémio | 18 mai. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filomena Ermida Figueiredo Branco da Ponte (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial
Educar pela arte alunos com Necessidades Educativas Especiais: autismo : um estudo de caso em Artes Visuai
Vale, M. J. M. M. D. (Aluno). 18 mai. 2016
Tese do aluno