Education as a key factor to end poverty among youth in Portugal
: analysis of the perceived resources portuguese schools have

• Samuel Rosa Salvador (Aluno)

O objetivo desta dissertação foi o de avaliar as condições percecionadas das escolas portuguesas no combate à pobreza, bem como fornecer sugestões relevantes. A dissertação começa por oferecer uma nova e abrangente conceptualização da pobreza, com enfoque nos aspetos psicológicos, fisiológicos e sociais do que significa ser pobre.Foi realizado um conjunto de dois estudos. Um deles dedicado ao pessoal docente, não docente e outros funcionários de escolas inseridas no "Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária" (Programa TEIP), e o outro destinado aos pais de jovens em idade escolar das mesmas escolas do primeiro estudo. Foram criados dois questionários, um para cada estudo. Ambos os questionários incluíram dados quantitativos e qualitativos.Os resultados sugerem que as escolas portuguesas, em certa medida, estão conscientes dos recursos já existentes criados para combater a pobreza e oferecem alguns deles, mesmo que a sua qualidade não seja entendida como estando no nível desejado. Há uma sensação de que as escolas tentam e fazem esforços. Esses esforços são, contudo, vistos como insuficientes, o que não significa que os inquiridos considerem as escolas como sendo as partes responsáveis. Outras razões, como a falta de financiamento, podem ter um papel a desempenhar. Além disso, os inquiridos indicaram múltiplas sugestões que foram colocadas em nove diferentes secções. Estas sugestões servem como orientações para as escolas terem em conta e para considerarem de acordo com as suas necessidades específicas.Foram identificadas algumas limitações ao estudo. No entanto, acredita-se que este estudo foi capaz de dar novas perspetivas à literatura, nomeadamente a) fornecendo uma nova conceptualização da pobreza jovem, b) avaliando como as escolas portuguesas estão preparadas para erradicar a pobreza, e c) fornecendo sugestões concretas para as escolas considerarem ao tentarem erradicar a pobreza e fazer destas um lugar melhor para o bom desenvolvimento dos seus alunos.
Data do prémio24 nov 2021
SupervisorMaria Francisca Saldanha (Supervisor)

• Pobreza
  • Pobreza jovem