Educational publishing embracing tech
: the case of Porto Editora

  • Mafalda Portilho Azevedo Teixeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A Porto Editora, uma das mais antigas e maiores editoras educacionais em Portugal, teve um percurso de 77 anos de sucesso na vanguarda da inovação com retornos sólidos e uma posição de liderança no mercado. No entanto, nos últimos tempos, tem-se mostrado relutante em iniciar uma mudança disruptiva. As tecnologias digitais estão facilmente a revolucionar o mundo em que vivemos, bem como a forma como as pessoas aprendem e ensinam. À medida que a educação se orienta gradualmente para soluções digitais, grandes atores internacionais como a Pearson Education, McGraw Hill, etc., adaptaram os seus modelos de negócio às novas regras do jogo, capitalizando numa das maiores tendências tecnológicas e pedagógicas - Inteligência Artificial e Personalização da Educação. Mas a Porto Editora tem tido tendência para se afastar.Este caso demonstra a notável transformação de uma editora educativa tradicional numa empresa moderna e orientada para o futuro, o que dá à empresa uma fonte sustentável de vantagem competitiva. Ilustra também o chamado Dilema do Inovador, que descreve os principais desafios com que os incumbentes se deparam para provocar mudanças disruptivas.
Data do prémio9 jul. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPeter V. Rajsingh (Supervisor) & André de Almeida Pinho (Co-Orientador)

Keywords

  • Estratégia
  • Vantagem competitiva
  • Capacidades dinâmicas
  • Dilema do inovador
  • Inteligência artificial
  • Editoras escolares

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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