A Porto Editora, uma das mais antigas e maiores editoras educacionais em Portugal, teve um percurso de 77 anos de sucesso na vanguarda da inovação com retornos sólidos e uma posição de liderança no mercado. No entanto, nos últimos tempos, tem-se mostrado relutante em iniciar uma mudança disruptiva. As tecnologias digitais estão facilmente a revolucionar o mundo em que vivemos, bem como a forma como as pessoas aprendem e ensinam. À medida que a educação se orienta gradualmente para soluções digitais, grandes atores internacionais como a Pearson Education, McGraw Hill, etc., adaptaram os seus modelos de negócio às novas regras do jogo, capitalizando numa das maiores tendências tecnológicas e pedagógicas - Inteligência Artificial e Personalização da Educação. Mas a Porto Editora tem tido tendência para se afastar.Este caso demonstra a notável transformação de uma editora educativa tradicional numa empresa moderna e orientada para o futuro, o que dá à empresa uma fonte sustentável de vantagem competitiva. Ilustra também o chamado Dilema do Inovador, que descreve os principais desafios com que os incumbentes se deparam para provocar mudanças disruptivas.
Data do prémio | 9 jul. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Peter V. Rajsingh (Supervisor) & André de Almeida Pinho (Co-Orientador) |
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- Estratégia
- Vantagem competitiva
- Capacidades dinâmicas
- Dilema do inovador
- Inteligência artificial
- Editoras escolares
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Educational publishing embracing tech: the case of Porto Editora
Teixeira, M. P. A. (Aluno). 9 jul. 2021
Tese do aluno