Efeito country of origin na perceção de qualidade
: caso da marca de azeite Andorinha

• Carolina Osório de Albuquerque Côrte-Real de Magalhães (Aluno)

O presente relatório de estágio incide sobre a marca brasileira de azeites Andorinha epretende explorar de que forma o efeito de Country of Origin, que designa o impacto daorigem no posicionamento, estratégia e comunicação da marca, pode refletir umaperceção de qualidade nos seus consumidores.Contextualmente, o desenvolvimento do setor do azeite no Brasil motivou entrada daSovena neste mercado com a marca Andorinha. O consumidor brasileiro, com poucoconhecimento e envolto em construções sociais que condicionam e desacreditam oconsumo de azeite, procura por informações qualitativas do produto nos atributosextrínsecos da marca. A gestão de marketing de Andorinha capitalizou o tema da origem,inerente ao processo de produção deste azeite, para construir a matriz estratégica damarca. A origem, enquanto pista informativa, suscita a criação de perceções subjetivasque dependem do sistema social, cultural, económico e individual em que o consumidorestá inserido.No âmbito da realização de Estágio Curricular na empresa portuguesa Sovena foidesenvolvido um Estudo de Caso. Para cobrir estas dinâmicas, foi seguida uma análise da interação entre consumidor-marca, com o propósito de averiguar profundamente uma unidade individual, Andorinha, mediante os contornos do consumo no mercado brasileiro de azeite.A investigação permitiu clarificar a importância de as empresas trabalharem holística e circunstancialmente o efeito de Country of Origin, e sobretudo, oportuna para revelar a premência da literatura aprofundar e sistematizar os contributos sobre o tema.
Data do prémio3 dez 2021
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)