Efeito do design de instrumentos dentários na força de preensão em estudantes de medicina dentária

• Inês Sampaio de Figueiredo Costa (Aluno)

Introdução: O médico dentista necessita de trabalhar com melhor conforto e visibilidade o que, por vezes, faz com que adote uma postura incorreta, desajustada e estática, afetando maioritariamente os membros superiores. É devido ao trabalho periodontal prolongado que os profissionais de saúde oral estão mais suscetíveis de desenvolver lesões músculo-esqueléticas (LME) da mão e punho, implicando posições de flexão acentuadas do punho/mão, stress mecânico associado à manipulação dos instrumentos, e força aplicada durante os procedimentos dentários. Esta investigação tem como objetivo principal avaliar e analisar a variação da força de preensão em alunos do 5º ano de medicina dentária. Como objetivo secundário pretende avaliar a incidência de sinais e sintomas de LME. Materiais e Métodos: Fez-se uma simulação de um procedimento clínico dentário com recurso a instrumentos de design diferentes em fantomas e, para avaliar a preensão palmar, foi medida a força de preensão exercida com um dinamómetro. Foi realizado um questionário para avaliar a incidência de sinais e sintomas de LME baseado no questionário nórdico NQM. O software IBM® SPSS Statistics foi utilizado para o tratamento estatístico dos dados. Resultados: Verificou-se que os sintomas mais prevalentes nesta população foram dor nos ombros, pescoço e zona superior das costas. Durante o procedimento, 43 participantes acharam a cureta ergonómica mais confortável. Após a raspagem com a cureta metálica, observou-se uma menor força de preensão palmar. Conclusão: As mulheres têm uma maior incidência de LME e menor força de preensão palmar. Os estudantes devem transformar e melhorar hábitos clínicos para promover melhores condições de trabalho e diminuir LME. Concluiu-se que a força de preensão exercida durante a raspagem radicular depende do design da cureta. Quando maior o diâmetro e menor o peso, menor será a força de preensão aplicada ao instrumento.
Data do prémio13 jul 2022
SupervisorVanessa Silva (Supervisor), Patrícia Fonseca (Co-Orientador) & Joana Santos (Co-Orientador)

• Estudante de medicina dentária
  • Ergonomia