Efeito dos agentes branqueadores nas restaurações de resina composta
: revisão sistemática

• Gabriela Rangel Lopes (Aluno)

Introdução: O branqueamento é um procedimento estético que tem a capacidade de alterar morfologicamente as estruturas mineralizadas do dente, nomeadamente a redução da microdureza superficial, podendo afetar a estrutura do esmalte num aumento da sua rugosidade superficial e alteração da cor. Ele funciona através da fragmentação dos compostos pigmentados da dentina, transformando-os em moléculas de menores dimensões. Com o crescimento do recurso ao branqueamento e o aumento da preocupação estética dos pacientes, torna-se fundamental avaliar a forma de atuação dos agentes branqueadores quando em contacto com os materiais restauradores, nomeadamente as resinas compostas e o tipo de alterações óticas e estruturais que podem resultar deste procedimento. Objetivo: O objetivo principal deste estudo é avaliar o efeito dos diferentes agentes branqueadores (peróxido de carbamida e peróxido de hidrogénio) nas restaurações de resina composta. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa eletrónica utilizando PubMed/Medline®, Cochrane® e Lilacs® com uma estratégia de pesquisa específica combinando as palavras-chaves com o conector boleano AND. Os estudos pertinentes foram selecionados e avaliados após leitura do texto completo. A pesquisa e seleção dos estudos incluídos foram realizados por dois revisores (GRL e RR) de forma independente. Resultados: Através da estratégia de pesquisa foram identificados 141 artigos. Foram removidos os artigos duplicados e através da leitura de títulos e resumos e foram selecionados 61 artigos para ler na íntegra a fim de avaliar a elegibilidade. Destes, 45 artigos foram excluídos por não cumprirem os critérios. Foram incluídos 16 estudos na análise qualitativa desta revisão sistemática. Conclusões: Com este estudo concluímos que na literatura, os resultados não reúnem consenso relativamente às possíveis alterações na composição da resina composta quando em contato com os agentes branqueadores. Não obstante, verificou-se que dependendo das situações pode ser suficiente o recurso ao polimento. Porém a maioria dos estudos aponta para a necessidade de sua substituição.
Data do prémio19 jul 2022
SupervisorRute Rio (Supervisor) & Anna Moura (Co-Orientador)

• Agentes de branqueamento dentário
  • Resinas compostas