Efeito moderador da inteligência emocional na relação entre o apoio social percebido e o recurso a estratégias de gestão de conflitos positivas

  • Beatriz Fareleira dos Santos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Desde os finais do século XIX que a gestão das relações laborais e os conflitos, suscitam preocupações pelas respetivas consequências na perceção de bem-estar dos trabalhadores nas organizações, tornando-se assim, objeto de atenção e estudo por parte dos psicólogos que intervêm neste contexto. Diversos estudos afirmam que, quando os trabalhadores se sentem apoiados no local de trabalho, tornam-se mais bem preparados para lidar com a pressão de trabalho diário e com os conflitos que possam surgir neste. Desta forma e uma vez que, a Inteligência Emocional (IE) faz referência ao modo de lidar quer com as emoções do próprio quer com as dos outros, considera-se pertinente o estudo desta variável como mediadora da relação. Neste sentido, o objetivo deste estudo quantitativo, centrou-se em estudar o efeito moderador da Inteligência emocional na relação entre o apoio social que o colaborador perceciona por parte dos colegas de trabalho e da chefia e o uso de determinadas estratégias gestão de conflitos, criando mais evidências neste domínio de investigação. Em termos de amostra, recorreu-se a uma amostra não aleatória de conveniência de colaboradores de diferentes contextos organizacionais, com idades iguais ou superior a 18 anos. A informação foi recolhida através de um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, a “Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law – WLEIS”, duas dimensões da escala “COPSOQ III” que correspondem ao “Suporte social por parte dos colegas de trabalho” e ao “Suporte social por parte dos seus superiores”, e por fim a “Escala de Avaliação das Estratégias de Gestão de Conflitos (ROCI-II)”. Os resultados revelaram correlações, tanto negativas como positivas entre a inteligência emocional, o apoio social percebido e as estratégias de gestão de conflitos. Para além disso, os colaboradores apresentarem níveis mais elevados na dimensão “Avaliação das próprias emoções” da escala de Inteligência 5 Emocional, percecionam maior suporte dos colegas do que dos superiores e a estratégia de gestão de conflitos que mais utilizam é a “Colaboração/Integração”. Por fim, no que diz respeito ao possível efeito moderador da Inteligência Emocional na relação entre Apoio Social percebido e o recurso a Estratégias de Gestão de Conflitos positivas, os resultados demonstraram que a moderação em análise não é estatisticamente significativa, o que revelou que a Inteligência Emocional não parece ter efeito moderador na relação entre a perceção de apoio social do colaborador e as estratégias de gestão de conflitos utilizadas.
Data do prémio25 jul. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAnabela Rodrigues (Supervisor)

Keywords

  • Inteligência emocional
  • Apoio social
  • Conflitos
  • Gestão de conflitos

Designação

  • Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações

Citação

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