Efeitos do programa de mindfulness/atenção plena
: mindfulschools : num grupo de crianças dos 5 aos 9 anos

  • Maria Isabel Leocádio Fernandes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: A investigação sobre os programas de mindfulness em contexto escolar temaumentado nos últimos anos e parece promissora. No entanto, ainda não é claro oimpacto destes programas e qual a forma de treino com maiores benefícios,considerando as idades e características individuais das crianças. Com o presente estudopretendeu-se analisar os efeitos do programa Mindfulschools na atenção, controloinibitório e comportamento em crianças em contexto escolar.Metodologia: Participaram 16 crianças, dos 5 aos 9 anos, distribuídas equitativamentepela idade e habilitações literárias dos pais em dois grupos: o grupo experimental e ogrupo de controlo (em lista de espera). Ao grupo experimental foi aplicado o Programade Mindfulness – Mindfulschools que consiste em 8 sessões, de 30 minutos cada, nodecurso de 8 semanas seguidas. Os instrumentos aplicados foram o Questionário deCapacidades e Dificuldades (SDQ, versão pais; Fleitlich et al., 2005), o Teste deCancelamento de dois sinais da BANC (Simões et al., 2016) e uma tarefa Go/No-Go decontrolo inibitório (Howard & Okely, 2015).Resultados: Comparando o desempenho no instrumento SDQ, antes e depois doprograma de treino, verificaram-se diferenças significativas no grupo experimental, masnão no grupo de controlo, em que os resultados apontam para uma melhoria nas escalasde problemas emocionais, externalização, internalização e comportamentos pró-sociais.Também na tarefa Go/No-Go foram detetadas diferenças significativas no grupoexperimental, na medida em que neste grupo se verificou valores superiores na precisãono No-Go e no controlo de impulsos. Quanto aos níveis de atenção, ambos os gruposobtiveram melhorias significativas no valor global do teste de cancelamento de sinais.Conclusões: Ainda que identificada a limitação da amostra reduzida, conclui-se que os resultados são promissores nas dimensões do comportamento e do controlo inibitório em concordância com estudos anteriores que mostram mudanças após programas de mindfulness em crianças. Este trabalho representa um contributo no estudo do mindfulness em contexto escolar e que carece ainda de mais investigação com procedimentos experimentais controlados e com amostras de maior dimensão.
Data do prémio29 dez. 2020
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoana Rodrigues Rato (Supervisor)

Keywords

  • Mindfulness
  • Contexto escolar
  • Atenção
  • Controlo inibitório
  • Comportamento

Designação

  • Mestrado em Neuropsicologia

Citação

'