A presente pesquisa propõe um diálogo sobre as formas com as quais uma mulher olha para outras mulheres com a câmera na mão. Refletindo desde a história da fotografia e da inserção da presença feminina nela, a atuação inicial e doméstica da suposta fotógrafa amadora, e à eterna busca da representação visual no seio de uma sociedade patriarcal. Apresentando diversas fotógrafas com as mais distintas obras dentro da imagem, roteiros foram criados para a realização de entrevistas com três artistas, no intuito de desenvolver uma significação a respeito dos efeitos simultâneos e à empatia que caracterizam a produção entre mulheres. As respostas – entre os diálogos e monólogos platônicos descritos na dissertação –, constituíram uma constelação de perspectivas que se unem, afinal, em torno da expectativa em comum no imagético feminino: um olhar mais representativo de si.
Data do prémio | 14 abr. 2021 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Sónia Neves (Supervisor) & Carlos Lobo (Co-Orientador) |
---|
- Fotografia
- Representação artística
- Olhar feminino
- Mulheres fotógrafas
- Empatia fotográfica
Efeitos simultâneos: o olhar da mulher e a empatia através da objetiva
Alves, M. G. (Aluno). 14 abr. 2021
Tese do aluno