Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem

  • Hugo Miguel Santos Duarte (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: Atualmente, uma das metodologias em expansão no ensino de Enfermagem é a metodologia de ensino inovadora, sendo uma dassuas ferramentas de aprendizagem a simulação de alta-fidelidade. Este tipo desimulação clínica permite consolidar e integrar conhecimentos teóricos com a prática clínica, edesenvolver competências técnicas e não técnicas nos estudantes de Enfermagem, tais como atomada de decisão. Metodologia: Este trabalho de investigação teveinício na forma de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo principalfoi evidenciar a importância da execução de um estudo empírico, dada a escassez deresultados no âmbito da tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem portugueses. Numsegundo trabalho, através de um estudo metodológico, cujo objetivo principal foi validarculturalmente os instrumentos de medida Clinical Decision Making in Nursing Scale©e Lasater’s Clinical Judgement Rubric© , pretendeu-se desenvolveferramentas de avaliação válidas em português europeu que permitissem avaliar a tomada de decisão noensino de Enfermagem em Portugal. Já no estudo experimental, do tipo pré-teste epós-teste com amostras randomizadas, pretendeu-se determinar a efetividade da práticade simulação de alta-fidelidade e da simulação de média-fidelidade no processo detomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, após o desenvolvimento de formaçãosobre suporte básico de vida e após arealização de ensino clínico; e avaliar o nível deconhecimento sobre suporte básico de vida e de tomada de decisão dos estudantes deEnfermagem, antes e após o cenário de simulação clínica e após a realização de ensino clínico.Este estudo teve na sua génese o desenvolvimento de uma intervenção, nomeadamente aprática de suporte básico de vida no adulto. Para a execução desta investigação foiselecionada a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, por apresentar um Centro deSimulação de Práticas Clínicas. Os grupos de investigação foram divididos de formarandomizada e homogénea, sendo o grupo experimental o que praticou simulação dealta-fidelidade e grupo de controlo o que praticou simulação de média-fidelidade. Resultados:No estudo de validação da Clinical Decision Making in Nursing Scale© aanálise fatorial confirmatória evidenciou uma boa qualidade de ajustamento daestrutura fatorial, composta por três fatores (X2 /gl = 2,056;GFI = 0,927; CFI = 0,917; RMSEA = 0,046; RMR = 0,039; SRMR = 0,050). Adeterminação da fidelidade da escala exigiu que ela ficasse constituídapor 23 itens, com valores de correlação a variar entre 0,184 e 0,610 eum valor global de alfa de Cronbach de 0,851, demonstrando uma boa fiabilidade.No que concerne à validação da Lasater’s ClinicalJudgement Rubric© , das 64 observações obtidas das práticas dos estudantes de Enfermagem,destacou-se o valor de correlações intraclasses nas 4 fases do instrumento –Observar, Interpretar, Responder, Refletir – superior a 0,792. Constatou-se um alfa de Cronbachglobal de 0,921 e 0,876, nos observadores 1 e 2 respetivamente, com um nível deconcordância estatisticamente significativo, apresentado pelo valor de kappasuperior a 0,803. No estudo experimental participaram 51 estudantes de Enfermagem, com umamédia de idades de 20,25±3,804anos, dos quais 92,2% eram do sexo feminino. Osgrupos de investigação demonstraram homogeneidade nas variáveis idade, conhecimentos,tomada de decisão e horas de ensino clínico. Dentro do grupo que praticou simulação dealta-fidelidade constatou-se a manutenção do nível de tomada de decisão dosestudantes de Enfermagem, enquanto no grupo da simulação de média-fidelidade existiu umdecréscimo na pontuação ao longo dos três momentos de avaliação. Surgiramdiferenças estatisticamente significativas perante a Definição do Problema e Desenvolvimentodos Objetivos, fator 1 da tomada de decisão, no grupo experimental (p < 0,05), e naProcura e Processamento de Dados, fator 2 da mesma variável, no grupo de controlo (p <0,01), com tamanho do efeito elevado. Verificou-se uma média aritmética de 74,3 pontosna satisfação do grupo experimental e 72 pontos no grupo de controlo (74,27±4,635 e72,00±7,572 respetivamente). Globalmente a prática dos estudantes de Enfermagemsobre suporte básico de vidaencontra-se num nível bom, com médias entre os 41e 42 pontos, respetivamente na simulação de alta-fidelidade (41,29±3,245) e nasimulação de média-fidelidade (41,64±2,341). Em termos longitudinais,observou-se que o nível de conhecimentos apresenta diferenças com significado estatístico(p < 0,01) em ambos os grupos de investigação, entre os três momentos de avaliação,sendo mais expressivas no grupo da simulação de alta-fidelidade (p < 0,001). Conclusões: A Versão Portuguesa da ClinicalDecision Making in Nursing Scale© e da Lasater’s Clinical Judgement Rubric© sãoinstrumentos válidos e fiáveis, demonstrando um elevado potencial para a sua utilização nainvestigação e formação do processo de tomada de decisão e do julgamento clínico nosestudantes de Enfermagem em Portugal.Com este trabalho de investigação foi possívelvalidar, por peritos na área da simulação clínica e peritos na área do paciente crítico, umprograma de formação no âmbito do suporte básico de vida em meio intra-hospitalar,com recurso à simulação de média fidelidade e à simulação de alta-fidelidade. Oestudo experimental evidenciou que os estudantes de Enfermagem sustentamum bom nível de conhecimentos no contexto de suporte básico de vida,embora seja necessário desenvolver estratégicas com vista à manutençãodesse mesmo nível de conhecimentos ao longo do tempo. A tomada de decisãopelos estudantes de Enfermagem evidenciou um nível bom, no entanto será necessário,em estudos futuros, criar ou validar um instrumento de medida no âmbito datomada de decisão por heteroavaliação. Fundamentou-se com esta investigação umcaminho possível para desenvolver o processo de tomada de decisão em estudantesde Enfermagem, com recurso à simulação de alta-fidelidade preparadaestruturalmente e suportada por prebriefing e debriefing, após arealização de formação teórica sobre suporte básico de vida,complementada com a realização de prática em ensino clínico. Esta possibilidade é uma alternativa à práticaapenas de ensino clínico, com tradução de um bom nível de satisfação, um bom nível deperceção de aprendizagem e um bom nível de prática de suporte básico de vida pelosestudantes de Enfermagem.
Data do prémio6 abr. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria dos Anjos Dixe (Supervisor)

Keywords

  • Educação em enfermagem
  • Estudantes de enfermagem
  • Estudo de validação
  • Julgamento clínico
  • Pensamento crítico
  • Psicometria
  • Raciocínio clínico
  • Simulação de alta-fidelidade
  • Tomada de decisão clínica
  • Tomada de decisão
  • Tradução

Designação

  • Doutoramento em Enfermagem

Citação

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