Tendo por pano de fundo as atuais tendências do consumo alimentar, cada vez mais orientado para a promoção da saúde e bem-estar, esta tese estuda as táticas de provisão de informação nutricional das principais marcas de produtos lácteos no mercado, a fim de compreender os seus efeitos nas escolhas dos consumidores. Nomeadamente, é avaliado o impacto da rotulagem nutricional na frente de embalagem nas preferências dos jovens adultos Europeus por iogurtes ricos em proteína. Para tal, determinou-se a importância relativa do atributos teor proteico, alegações nutricionais associadas, aroma e preço através da aplicação da técnica “conjoint analysis” num inquérito on-line respondido de forma válida por 110 participantes. Os resultados mostram que as preferências por estes produtos são mais influenciadas por informação factual sobre o teor de proteína apresentada na frente de embalagem do que pelas alegações "rico em proteína" ou "proteína natural", sugerindo que os jovens adultos europeus atribuem mais valor à rotulagem nutricional do que às alegações das marcas. Destaca-se contudo que, apesar da procura por benefícios para a saúde, as considerações orçamentais continuam a determinar em larga medida as preferências alimentares neste segmento. Este estudo aponta para a importância de aplicar estratégias de rotulagem transparentes e informativas alinhadas com o crescente interesse dos jovens adultos pela promoção da saúde e bem-estar. Contribui ainda aprofundar o conhecimento sobre a procura por alimentos funcionais em geral, fornecendo sugestões sobre formatos de comunicação de informação nutricional com potencial para influenciar as preferências alimentares dos consumidores.
Data do prémio | 22 jan. 2024 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ana Isabel de Almeida Costa (Supervisor) |
---|
- Iogurte rico em proteínas
- Preferências do consumidor
- Rotulagem na frente de embalagem
- Conjoint analysis
- Alimentação saudável
- Rotulagem nutricional
- Jovens adultos
- Mercado europeu
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Effect of front-of-package nutrition labelling: a conjoint analysis of consumer preferences for high-protein yogurts
Coman-Miko, M. (Aluno). 22 jan. 2024
Tese do aluno