Effect of front-of-package nutrition labelling
: a conjoint analysis of consumer preferences for high-protein yogurts

Título traduzido da tese: Efeito de alegações nutricionais associadas ao teor de proteína em iogurtes: uma análise das preferências do consumidor
  • Mark Coman-Miko (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Tendo por pano de fundo as atuais tendências do consumo alimentar, cada vez mais orientado para a promoção da saúde e bem-estar, esta tese estuda as táticas de provisão de informação nutricional das principais marcas de produtos lácteos no mercado, a fim de compreender os seus efeitos nas escolhas dos consumidores. Nomeadamente, é avaliado o impacto da rotulagem nutricional na frente de embalagem nas preferências dos jovens adultos Europeus por iogurtes ricos em proteína. Para tal, determinou-se a importância relativa do atributos teor proteico, alegações nutricionais associadas, aroma e preço através da aplicação da técnica “conjoint analysis” num inquérito on-line respondido de forma válida por 110 participantes. Os resultados mostram que as preferências por estes produtos são mais influenciadas por informação factual sobre o teor de proteína apresentada na frente de embalagem do que pelas alegações "rico em proteína" ou "proteína natural", sugerindo que os jovens adultos europeus atribuem mais valor à rotulagem nutricional do que às alegações das marcas. Destaca-se contudo que, apesar da procura por benefícios para a saúde, as considerações orçamentais continuam a determinar em larga medida as preferências alimentares neste segmento. Este estudo aponta para a importância de aplicar estratégias de rotulagem transparentes e informativas alinhadas com o crescente interesse dos jovens adultos pela promoção da saúde e bem-estar. Contribui ainda aprofundar o conhecimento sobre a procura por alimentos funcionais em geral, fornecendo sugestões sobre formatos de comunicação de informação nutricional com potencial para influenciar as preferências alimentares dos consumidores.
Data do prémio22 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Isabel de Almeida Costa (Supervisor)

Keywords

  • Iogurte rico em proteínas
  • Preferências do consumidor
  • Rotulagem na frente de embalagem
  • Conjoint analysis
  • Alimentação saudável
  • Rotulagem nutricional
  • Jovens adultos
  • Mercado europeu

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'