Effectuation and bricolage
: theory antecedents in the context of flexibility (individual antecedent, empirical research among founders of healthcare start-ups)

Título traduzido da tese: Effectuation e bricolage: teoria dos antecedentes no contexto da flexibilidade (antecedentes individuais, investigação empírica)
  • Maksymilian Jerzy Ananiew (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este estudo explora a área dos antecedentes de effectuation e bricolage com o objetivo de definir os antecedentes da flexibilidade. Além disso, este estudo visava expandir a investigação atual, mostrando os possíveis antecedentes da inflexibilidade, uma vez que esta investigação mostra que, em determinados contextos, os fundadores precisam de empregar esta postura para evitar o fracasso das empresas. Após uma extensa revisão da literatura, na qual expliquei a natureza de ambas as teorias e a sua relevância para a fusão. Realizei uma investigação empírica qualitativa que consistiu em quatro entrevistas com fundadores de empresas de cuidados de saúde em fase de arranque na Polónia. Para definir o meu grupo de investigação, utilizei a amostragem teórica. As entrevistas foram posteriormente transcritas, codificadas e analisadas para dar sentido aos dados. Os resultados revelam possíveis antecedentes tanto para a flexibilidade como para a inflexibilidade, que contribuem para a compreensão dos antecedentes da efetivação e da bricolagem. Uma das principais conclusões indica que a falta de conhecimentos seguida da pressão do tempo é um antecedente direto muito provável das acções flexíveis. Além disso, a investigação revela áreas em que os fundadores precisam de adotar uma postura inflexível, como é o caso dos valores fundamentais da empresa. Em termos gerais, a tese fornece uma análise abrangente dos antecedentes de effectuation e de bricolage, apresentando informações valiosas sobre contextos específicos em que a flexibilidade ou a inflexibilidade surgem entre fundadores e co fundadores de empresas de cuidados de saúde em fase de arranque na Polónia.
Data do prémio25 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSzymon Wierciński (Supervisor)

Keywords

  • Antecedentes
  • Flexibilidade
  • Empreendedorismo
  • Comportamento empreendedor

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'