O presente trabalho inicia-se com a exegese bíblica da passagem dos discípulos de Emaús, de Lucas 24, 13-35. Após uma cuidada atenção do texto grego e sua reflexão, assentamo-nos sistematicamente na perícope. Ora, ao averiguarmos as motivações entristecidas dos discípulos, percebemos que eles idealizavam a pessoa de Jesus erroneamente. O excesso de aproximação e possessão concretizou-se numa imagem de Jesus idolatrável. A distância surge como resposta ao combate do ídolo. Através da distância o relacionamento torna-se saudável. Por fim, refletimos na postura de Jesus ao longo do caminho. Concluímos que a pedagogia de Jesus deve ser modelo para a pedagogia da Igreja.
Data do prémio | 6 dez. 2021 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | João Alberto Sousa Correia (Supervisor) |
---|
- Emaús
- Ídolo
- Distância
- Pedagogia
- Igreja
- Mestrado Integrado em Teologia
Emaús: a idolatria dos discípulos, a distância salutar e a pedagogia de Jesus : leitura sistemático-pastoral de Lucas 24, 13-35
Costa, T. J. M. (Aluno). 6 dez. 2021
Tese do aluno