Emaús
: a idolatria dos discípulos, a distância salutar e a pedagogia de Jesus : leitura sistemático-pastoral de Lucas 24, 13-35

  • Tiago João Martins Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente trabalho inicia-se com a exegese bíblica da passagem dos discípulos de Emaús, de Lucas 24, 13-35. Após uma cuidada atenção do texto grego e sua reflexão, assentamo-nos sistematicamente na perícope. Ora, ao averiguarmos as motivações entristecidas dos discípulos, percebemos que eles idealizavam a pessoa de Jesus erroneamente. O excesso de aproximação e possessão concretizou-se numa imagem de Jesus idolatrável. A distância surge como resposta ao combate do ídolo. Através da distância o relacionamento torna-se saudável. Por fim, refletimos na postura de Jesus ao longo do caminho. Concluímos que a pedagogia de Jesus deve ser modelo para a pedagogia da Igreja.
Data do prémio6 dez. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Alberto Sousa Correia (Supervisor)

Keywords

  • Emaús
  • Ídolo
  • Distância
  • Pedagogia
  • Igreja

Designação

  • Mestrado Integrado em Teologia

Citação

'