Emotional contagion: the transformative potential of performance art

• Marta Alves Fialho da Silva (Aluno)

A performance art reúne um conjunto de pessoas num determinado tempo e espaço para viver uma experiência que transcende o âmbito artístico. Apesar de ser amplamente reconhecido que este encontro é de carácter social e que a audiência desempenha um papel activo, esta contribuição permanece, no entanto, pouco clara. Ao explorar a natureza social deste encontro com enfoque numa situação na qual a audiência co-presente é corporalmente envolvida, esta dissertação propõe que através das suas dimensões sensoriais, cada membro da audiência pode não só ser objeto, como sujeito deste envolvimento, nutrindo e confrontando a esfera do grupo reunido e do trabalho artístico, infectando-se entre si numa interacção complexa e dinâmica. Neste contexto a performance art é abordada em termos artísticos, sociais e emocionais. Pretende-se examinar como poderá ocorrer um contágio emocional entre os membros da audiência, com e através do trabalho artístico. Contágio emocional – um termo desenvolvido por Erika Fischer-Lichte – é aqui ampliado, designando o processo de transformação recíproca que ocorre por meio do amplo universo das formas sensoriais que são mediadas pelo corpo, de acordo com diferentes códigos culturais. Uma revisão teórica da performance art é realizada no contexto de Estudos Culturais. Neste seguimento, são discutidos quatro eixos – conhecimento, política, envolvimento e emancipação da audiência – e é desenvolvido um modelo emocional ancorado em três dimensões – vivacidade, imersão & intimidade e comunidade. Um caso de estudo foi escolhido para fundamentar esta proposta teórica, resultando numa análise profunda de Silent disco (2019), uma performance de Alfredo Martins.
Data do prémio17 fev 2022
SupervisorPeter Hanenberg (Supervisor)