Emotions elicited by different beberages by portuguese and dutch consumers

  • Joana Filipa Sequeira da Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: Os produtos alimentares possuem características perceptuais e associações conceptuais que determinam as emoções do consumidor, as quais guiam o comportamento de consumo alimentar. Quantificá-las fornece informação para o desenvolvimento de produtos e padrões nutricionais de consumo. A aplicação de questionários é a ferramenta mais comummente usada para atingir este objectivo e usada neste estudo.Materiais e métodos: O objectivo deste estudo visou analisar que associações emocionais diferentes culturas associam com diferentes categorias de bebidas. Sete bebidas foram seleccionadas, para a categoria de bebidas alcoólicas: cerveja, vinho e radler e para não-alcoólicas: cerveja sem álcool (NAB), cola, sumo de laranja natural (NOJ) e água. O questionário foi desenvolvido usando a Qualtrics software platform e distribuído em dois países representativos do norte e sul da Europa, Holanda (NL) e Portugal (PT) respectivamente. A informação recolhida na Holanda (n=449) e em Portugal (n=423) forneceu informação sobre o género, idade, nacionalidade, frequência de consumo, preferência (gosto) e associações emocionais do consumidor. Desta informação o tipo de consumidor de cada bebida foi definido e as frequências de cada emoção foram analisadas, primeiro quanto à sua aplicabilidade para a bebida, excluindo de seguida as consideradas não-aplicáveis, segundo sem e com influência da cultura. A análise sem a influência da cultura permitiu obter o padrão de emoções geral, feito através da soma das frequências de cada emoção de ambos os paises. Em ambos os casos não consumidores foram excluidos da análise.Resultados: Bebidas alcoólicas e não-alcoólicas mostraram promover mais emoções, mas as alcoólicas com mais intensidade do que as não-alcoólicas, fazendo sentir tambem menos emoções negativas. Para as bebidas alcoólicas foi observado que emoções positivas de baixa excitação são produzidas pelo vinho (divertido, agradado e amoroso) e pela radler (feliz, agradado e relaxado). A radler diminui também intensamente na NL emoções negativas enquanto faz sentir em PT responsável e racional. A cerveja produz emoções de alta excitação (livre, alegre e exuberante) sentidas mais intensamente em PT. Para bebidas não alcoólicas observou-se que NAB faz sentir decepcionado e especificamente na NL responsável, consciente e racional, e em PT aventureiro. A cola faz sentir energético e interessantemente mais consciente em PT e menos na NL. O consumo de NOJ promove emoções positivas: energético, feliz, agradado e bem. A água faz os consumidores sentirem-se conscientes.Discussão: As emoções de baixa excitação produzidas pelo consumo de vinho são mais intensamente sentidas em PT, devido à diversa culinária pois a principal razão de consumo é a combinação com a alimentação. A cerveja produz emoções de alta excitação sentidas com menos intensidade na NL devido ao consumo regular para diminuir emoções negativas. A radler é consumida principalmente em paises nórdicos onde tem um padrão de emoções similar a outras bebidas alcoólicas, em PT parece ser vista como uma opção baixa em calorias. A NAB é comparada com cerveja, em particular na NL, em PT é associado aventureiro mostrando estarem mais prédispostos ao consumo de NAB. O consumo de cola foi associado à emoção energético devido ao seu perfil nutricional, apesar de consciente ser sentido menos na NL e mais em PT indicando diferentes contextos de consumo. O NOJ possui uma conotação saudável. A água demonstrou que os consumidores têm um consumo consciente, revelando que sabem a sua importância fisiológica.Conclusão: Os questionários possuem potencial para desenvolver perfis emocionais dentro de diferentes categorias de bebidas. As bebidas alcoólicas são usadas para obter relaxamento e alivio de emoções negativas, enquanto as não alcoólicas são consumidas conscientemente pelas suas características energizantes e perfil nutricional, visto para o NOJ e a água. O vinho e a cerveja produzem emoções positivas sentidas mais em PT, enquanto na NL o alivio de emoções negativas e neutras é maior. A radler tem um perfil de emoções similar a outras bebidas alcoólicas na NL e um consumo consciente em PT. A NAB promove emoções neutras na NL mas em PT os consumidores estão pré-dispostos ao consumo. Cola é uma bebida energética apesar de se esperar que a emoção feliz sobressaisse, tendo em PT um consumo consciente.
Data do prémio21 set 2017
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Patrícia Silva (Supervisor)

Keywords

  • Emoções
  • Questionário
  • Bebidas
  • Holanda
  • Portugal

Designação

  • Mestrado em Biotecnologia e Inovação

Citação

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