Embora o papel da liderança transformacional no comportamento de cidadania organizacional (CCO) dos trabalhadores esteja bem estabelecido, a investigação sobre o papel do clima organizacional de inovação é ainda incipiente. Este estudo investigou a influência da liderança transformacional e do clima organizacional de inovação no CCO. A hipótese do estudo é que a liderança transformacional promove diretamente o CCO e que um clima organizacional de inovação não só promove o CCO como também reforça o efeito da liderança transformacional no CCO. Utilizando um desenho de inquérito transversal com 177 participantes de várias indústrias predominantemente na Europa, a investigação emprega análises estatísticas para testar estas hipóteses. Os resultados apoiam as proposições de que tanto a liderança transformacional como o clima organizacional de inovação têm relações significativas e positivas com o CCO, reforçando de forma independente os comportamentos voluntários dos colaboradores que beneficiam a organização. Contrariamente às expectativas, o estudo não apoia a hipótese de que o clima organizacional de inovação modera a relação entre a liderança transformacional e o CCO, indicando que cada fator contribui individualmente para promover o CCO. A investigação sublinha a importância de cultivar a liderança transformacional e um clima de inovação como estratégias distintas, mas complementares, para melhorar o desempenho organizacional através do CCO. O estudo fornece novas perspectivas e implicações práticas, ao mesmo tempo que lança as bases para mais investigação sobre o tema e explora a interação entre liderança, clima organizacional e comportamento dos trabalhadores.
- Liderança transformacional
- Comportamento de cidadania organizacional
- Clima de inovação organizacional
- Teoria da liderança transformacional
- Teoria da troca social
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Employee organizational citizenship behavior: examining the role of transformational leadership and organizational innovation climate
Künzel, P. (Aluno). 2 mai. 2024
Tese do aluno