Employer branding como mecanismo de atração e retenção de talento
: o caso da Michael Page

  • João Nuno Pinto dos Santos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Atualmente as empresas precisam de atrair e reter os melhores colaboradores para ganhar vantagem competitiva no mercado. O Employer Branding surge suportado na literatura como prática que potencia a atração e retenção do melhor talento. Este trabalho explora as práticas de Employer Branding utilizadas pela empresa Michael Page relativamente à atração e retenção de colaboradores e qual o seu efeito. A análise critica das práticas e a confrontação com o turnover e a taxa retenção de colaboradores permite concluir que a construção de uma marca forte influencia o fluxo de potenciais candidatos ainda que muitos sejam desajustados às necessidades da empresa. As políticas de recursos humanos, centradas no desenvolvimento e progressão dos colaboradores favorecem a retenção dos melhores colaboradores. Este trabalho permite uma melhor compreensão do conceito numa abordagem holística em contexto real, e entender o efeito de utilização desta prática.
Data do prémio28 jul. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarisa Tavares (Supervisor)

Keywords

  • Employer branding
  • Identidade organizacional
  • Imagem organizacional
  • Atratividade organizacional
  • Lealdade à organização
  • Atração de colaboradores
  • Retenção de colaboradores

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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