As Marcas Próprias (MPs) assumem um papel crítico e de grande relevância para os retalhistas, uma vez que representam um valioso contributo para o aumento da sua quota de mercado, tendo em conta que possibilitam o aumento da lealdade dos consumidores, melhoram margens, e permitem a oferta de preços baixos. Desta forma, os retalhistas são constantemente desafiados para procurarem métodos que alavanquem as suas próprias marcas, nomeadamente estratégias relacionadas com o embalamento. No entanto, para que as MPs aproveitem todo o seu potencial, é imperativo a compreensão do valor acrescentado da nova tendência de embalamento das MPs: Estratégia Copycat. Neste sentido, esta dissertação visa analisar e compreender o potencial impacto da adoção da estratégia copycat na perceção dos produtos pelos consumidores, avaliando em que medida a adoção desta estratégia estimula a intenção de compra dos consumidores. Para este fim, o retalhista português Sonae MC, gentilmente cedeu acesso aos dados necessários para este estudo. Através de métodos descritivos e exploratórios, concluiu-se que, quanto maior o nível de copycat nas MPs, maior é a probabilidade dos consumidores percecionarem que estes produtos foram produzidos pelo mesmo fornecedor que produtos de Marca de Fornecedor, contribuindo consequentemente para perceções de qualidade mais elevadas. Adicionalmente, os consumidores percecionam os produtos copycat como mais caros que os outros produtos de MPs. Por fim, este estudo demonstra que é benéfico a adoção da estratégia copycat, uma vez que, em última análise, aumenta a intenção de compra dos consumidores dos produtos de MPs.
Data do prémio | 22 jul. 2016 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
---|
- Marcas próprias
- Sonae MC
- Embalamento
- Estratégia Copycat
- Intenção de compra
- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
Empowering private labels through packaging: an analysis about the implementation of copycat strategies on private labels
Lisboa, J. R. D. F. R. (Aluno). 22 jul. 2016
Tese do aluno