O ensino profissional tem como finalidade a formação de técnicos intermédios altamente qualificados, enquadrada numa perspetiva de formação do profissional e, simultaneamente, do cidadão, permitindo aos jovens uma dupla certificação: académica e profissional. Defende-se neste trabalho que, enquadrado neste modelo de ensino, pautado por um modelo conceptual de estrutura modular, conciliável com o sucesso do projeto educativo das escolas profissionais privadas, alguns projetos de ligação da escola à comunidade possam ser desenvolvidos num paradigma de ensino não formal. Considera-se que serão mesmo uma oportunidade de excelência para os formandos porem em prática não só os saberes técnicos e profissionais, explícitos e implícitos, aprendidos no curso, como também para se desenvolverem globalmente como cidadãos, capazes de iniciativa e intervenção na sociedade. Nesse sentido, apresenta-se aqui a proposta de utilização do tema aglutinador ‘empreendedorismo social’ para promover a ligação da escola à comunidade. Descrevem-se ações, de caráter empreendedor e comummente com fins solidários, que dinamizam um diversificado conjunto de intervenientes, compreendendo formandos, formadores, monitores, colaboradores auxiliares e administrativos, encarregados de educação e demais comunidade educativa, empresas, autarquias locais, organismos não-governamentais (ONG’s), entre outros. Na Escola Profissional de Gaia, estes projetos têm vindo a contribuir para um modelo de formação global e integrado, onde se promove uma articulação inter e transdisciplinar, centrado nos alunos e nas aprendizagens. São aqui descritos alguns destes projetos e feita uma análise e reflexão acerca do seu potencial.
Data do prémio | 5 jun. 2015 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Carlos Alberto Vilar Estevão (Supervisor) |
---|
- Empreendedorismo social
- Ensino profissional
- Educação não formal
- Ligação da escola à comunidade
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Empreendorismo social como estratégia de ligação da escola à comunidade : exemplo de um projeto numa escola profissional
Vieira, M. R. P. D. S. L. (Aluno). 5 jun. 2015
Tese do aluno