O presente trabalho constitui em si mesmo um relicário das vivências profissionais mais marcantes do meu percurso enquanto professora. A sua componente reflexiva permite uma revisitação de quatro longas e silenciosas metamorfoses: a profissionalização, a primeira direção de turma, a coordenação de um departamento curricular e a pós-graduação. Estes ensaios de voos são trilhados num permanente reencontro existencialista da pessoa que escreve com a professora que os experienciou. A fundamentação teórica deste relatório permite a interpretação da relevância desses quatro momentos. Com efeito, é na tensão real criada em escrita que a realidade se faz, ou seja, é no registo persuasivo e violento das experiências profissionais mais marcantes que a professora se identifica. Assim, é através das lentes teóricas da identidade e do desenvolvimento profissional docente, das culturas e lógicas de ação na escola e da liderança que a pessoa reconhece as suas extensões: a professora profissionalizada, a diretora de turma a coordenadora curricular e a pós-graduada. Ao folhear as páginas deste relatório, o leitor pode assim acompanhar o percurso profissional da pessoa que o escreve, visitar a sua essência e emocionar-se com a aprendizagem da protagonista: a responsabilidade em ser professor, em todas as suas diferentes vertentes. Possa o mesmo servir para outros ensaios de voos, com novos bateres de asas, urgentes.
Data do prémio | 18 dez. 2013 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha Vieira (Supervisor) |
---|
- Identidade profissional
- Desenvolvimento profissional docente
- Culturas e lógicas de ação na escola
- Liderança
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Ensaios de voos: metamorfoses pessoais e profissionais
Santos, P. A. P. T. D. (Aluno). 18 dez. 2013
Tese do aluno