Ensinando por "navegação à vista"
: relatório reflexivo teoricamente fundamentado

  • Maria da Conceição Ribeiro da Cruz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Segundo os seus biógrafos, as últimas palavras de Miguel Ângelo foram: “morro quando acabei de aprender o a, b, c da arte…“; quando olho para os anos passados a ensinar sinto que estou a compreender apenas agora, as bases desta complexa arte e que, na altura, reagi segundo os contextos e problemas que surgiram, num processo de intuição, de investigação - ação, por navegação à vista… . Serve este texto escrito como relatório reflexivo, sobre a evolução da atividade profissional e respetivo desempenho como docente. A realidade impôs assuntos prementes, como problemas específicos da educação, no terceiro ciclo e secundário, que são sintetizados em duas questões principais: como promover e desenvolver o raciocínio lógico formal ao nível de exigência da ciência e da tecnologia do século XXI? E como promover e desenvolver um raciocínio moral coerente e responsável, por forma a decidir sobre as questões, éticas e morais, complexas da atualidade? Tentar-se-á, ao longo do texto, fazer não uma descrição meramente sequencial dos factos mais importantes e determinantes, mas uma exposição reflexiva desses mesmos factos, enquadrando-os na época, e sua evolução nos contextos e nas correntes de pensamento, tentando responder às questões anteriores, que se consideram fundamentais e centrais no ensino. O relatório agora presente, está teoricamente fundamentado nas correntes de pedagogia, à época em presença e nas linhas orientadoras atualmente vigentes. Este trabalho está dividido em três partes, constando sucintamente cada uma delas, dos assuntos seguidamente descriminados. Primeira parte : Análise do contexto escolar português. Considerações sobre: A sociedade ao longo do século XX; A escola desenvolvida no século passado; Sobre o início da atividade docente. Nesta primeira parte se apresentam as interpretações, muito próprias, sobre os contextos sociais do início do século XIX e até ao século XXI, como evolução numa continuidade económica e social. Se resume o início da carreira docente, no Liceu de Mirandela (depois escola secundária), seguida de estágio pedagógico no Liceu Nacional do Funchal (depois escola secundária) e o ingresso no Quadro de Nomeação Definitiva na Escola Secundária Fernão de Magalhães em Chaves, indicando as dificuldades havidas nesse início de carreira. Segunda parte: A construção da pessoa como docente. Descrição e análise: Das limitações encontradas no terreno; Da evolução da carreira profissional; Das mudanças procuradas e alcançadas. Nesta fase, já de desenvolvimento, que constitui a segunda parte da carreira, se analisa a evolução da escola Portuguesa e da docência, como resposta do sistema, aos problemas concretos do “boom” nos segundo e terceiro ciclos do ensino unificado e do insucesso e abandono escolares, em parte daí decorrentes. Se analisam os anos de professora na Escola Secundária João de Araújo Correia em Peso da Régua, e o trabalho de acumulação no Colégio Salesiano de Poiares, além da passagem pelo departamento de Química na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste capítulo se reflete sobre a evolução da avaliação de alunos, sobre a gestão da escola e sobre a supervisão das funções docentes. Ainda se descrevem soluções implementadas e limitações encontradas. Terceira parte: Avaliação do desempenho docente. Balanço reflexivo: Sobre a escola portuguesa atual; Sobre a escola pública, que se pretende inclusiva; Apresentação de algumas sugestões e conclusões. Nesta última parte se tecem algumas considerações sobre o estado da educação, se apresentam algumas sugestões de melhoria, que nos parecem importantes para colmatar alguns dos problemas indicados e se conclui sobre algumas questões diagnosticadas nos capítulos anteriores. Descrever-se-á a nossa atuação como professora, que assumimos como intencional e de acordo com pensamentos e crenças próprias; apresentaremos reflexões sobre a forma particular de proceder que não foi rígida, mas antes adaptada às situações diversas, que ao longo dos anos surgiram e às quais tivemos de responder. Por último, também se apresentam algumas conclusões, a que a reflexão sobre as vivências e a experiência profissional conduziram. A maturidade física e profissional conduziram inevitavelmente a uma atitude reflexiva e crítica. Neste trabalho escrito, principiou-se por distinguir o contexto, a estrutura e a política vigente; tentou-se separar as finalidades políticas dos propósitos educacionais e entender os interesses em confronto; mas o distanciamento necessário a uma reflexão objetiva não é de todo possível, dado o observador ser parte integrante dos fenómenos que observa; nesta “navegação à vista“ só a honestidade intelectual e alguma intuição nos poderão ajudar a refletir neste estudo de caso, em que o próprio é protagonista e analista. Como afirmou Adam Smith: “Os grandes objetivos, (…) não são logicamente necessários para dar origem aos melhores desempenhos (…) objetivos elevados (…) isolados e sem apoio da necessidade de aplicação, raramente foram suficientes para dar origem a qualquer exercício profissional digno de nota” (1950,
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCélia Ribeiro (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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