Ensino, aprendizagem e avaliação na formação musical do ensino básico, em tempos de pandemia-COVID-19
: experiências do presente com possível utilidade no futuro

• João Nuno Viegas Santos Rocha (Aluno)

O Relatório Final que se apresenta tem como principal objetivo dar a conhecer os percursos realizados no âmbito do meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. Composto por duas partes, expõe os pontos que fundamentam a minha Prática Profissional (PP) e o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), apresentado sob a forma de artigo científico. Subordinado ao tema “Ensino, aprendizagem e avaliação na Formação Musical do Ensino Básico, em tempos de Pandemia-COVID-19: Experiências do presente com possível utilidade no futuro”, este Relatório centra-se em questões relacionadas com modelos de Ensino Presencial, Ensino à Distância e Ensino Misto, dada a situação pandémica em que vivemos. Ao longo da Prática Profissional, são apresentadas práticas pedagógicas e didáticas com alunos das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, desde aulas por mim lecionadas, aulas assistidas, produção de materiais didáticos, entre outros desenvolvimentos. A Academia de Música de Vilar de Paraíso foi o meio escolhido para o seu desenvolvimento. A questão central do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) é enunciada da seguinte forma: Será possível pensar e planificar o “Ensino, aprendizagem e avaliação de Formação Musical do Ensino Básico”, num contexto de pandemia, em que o contacto presencial, a qualquer momento, poderá deixar de ser uma possibilidade? Assim, apresento o desenvolvimento de uma experiência, cujos resultados evidenciam a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) como resposta aos desafios da educação, nos contextos desta pandemia, com perspetivas de continuidade em tempos futuros, pós-pandemia.
Data do prémio7 set 2021
SupervisorMaria do Rosário Sousa (Supervisor)

• Prática profissional
  • Projeto de intervenção pedagógica