Introdução: o ensino da Reabilitação Oral Protética Digital está a tornar-se cada vez mais relevante nas instituições de ensino superior de Medicina Dentária. Com o avanço das tecnologias digitais, há uma necessidade crescente de integrar essas ferramentas no plano de estudos para melhorar a qualidade da educação médico-dentária e preparar os estudantes para as necessidades do mercado de trabalho. Nesta investigação pretende-se explorar como as tecnologias digitais estão a ser utilizadas no ensino da prostodontia nas universidades da Ibéria, identificar os desafios enfrentados pelos docentes e avaliar a perceção dos responsáveis pela área em relação a essas inovações. Materiais e métodos: foi realizado um estudo observacional transversal utilizando um questionário para a recolha de dados (em Qualtrics®), direcionado para o uso de tecnologias digitais no ensino da prostodontia. O questionário foi enviado por e-mail aos responsáveis de Reabilitação Oral / Prostodontia das universidades da Ibéria (n=30) e aplicado presencialmente nas XXXV Jornadas Ibéricas de Professores Universitários de Prostodontia, em março de 2024. Resultados: a taxa de participação das universidades da Ibéria foi de 60,0% (18 em 30), sendo 6 (33,3%) em Portugal e 12 (66,7%) em Espanha. Dessas, 80,0% são universidades públicas e 20,0% são privadas. A taxa de resposta das universidades públicas foi elevada (72,2%. 13 em 18). Em contraste, a taxa de respostas das universidades privadas foi reduzida (27,7%, 5 em 18). O estudo revelou que a maioria das universidades (80,0%), está a incorporar as tecnologias digitais no ensino de Reabilitação Oral Protética. O quarto ano letivo é o período com maior envolvimento no ensino de Reabilitação Oral Digital (47,1%). Foram identificadas barreiras à utilização das tecnologias digitais, como a disponibilidade limitada de recursos para um grande número de alunos (46,7%) e a necessidade de formação das equipas docentes nesta área (20,8%). Os desafios mais significativos apontados incluem a necessidade de formação contínua para os docentes (98,0%). Apesar dessas barreiras, a perceção geral dos responsáveis pela área foi positiva, destacando a importância das tecnologias digitais para a otimização do ensino em prostodontia. Conclusão: os resultados destacam a atual integração das tecnologias digitais no ensino de Reabilitação Oral Protética nas universidades da Ibéria. Embora os benefícios percebidos pelos docentes sejam importantes, existem desafios a serem superados. É fundamental que as instituições académicas invistam em recursos e programas de formação para apoiar os docentes na adoção e uso efetivo dessas ferramentas.
Data do prémio | 24 jul. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | André Correia (Supervisor) & Patrícia Fonseca (Co-Orientador) |
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- Prostodontia
- Saúde digital
- Tecnologia digital
- Informática médico-dentária
- Educação médico-dentária
- Mestrado em Medicina Dentária
Ensino digital na reabilitação oral protética na Ibéria
Rodrigues, M. P. (Aluno). 24 jul. 2024
Tese do aluno