Ensino profissional
: um olhar sobre as motivações e expectativas dos alunos

  • Maria Adília Machado Oliveira Pereira de Brito (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O Ensino Profissional foi oficialmente introduzido nas Escolas Secundárias Públicas portuguesas em 2004, no âmbito da europeização das políticas educativas nacionais. Esta medida teve como principais desígnios o aumento de mão de obra qualificada e a diversificação da oferta formativa de dupla certificação. No entanto, prevalece um estigma sobre o Ensino Profissional, tendendo a associá-lo a ideias preconceituosas como o abandono escolar precoce e o desaproveitamento escolar, contrariando os princípios que estruturam o Ensino Profissional enquanto percurso educativo possível de capacitar os alunos para um projeto de vida saudável e o prosseguimento de estudos no ensino superior. O presente estudo assume uma abordagem de natureza mista e como instrumentos de recolha de análise de dados recorre, essencialmente a três técnicas: análise documental, inquérito por questionário e entrevistas sob a forma narrativa e tem como meta de investigação perceber as motivações e expectativas dos alunos do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, ao optarem pelo Ensino Profissional para prosseguimento dos seus estudos de ensino secundário. Paralelamente, pretende-se aferir se a tomada de decisão de ingresso no Ensino Profissional se prende com a própria vocação, ou se a mesma decisão esteve associada a outros fatores, de ordem social e económica, ou de influência de terceiros. E, ainda, conhecer as perspetivas destes alunos face ao futuro. O estudo incide sobre o universo dos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos Cursos Profissionais e do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, num total de 175 alunos, aos quais foram aplicados inquéritos por questionário. Para complementar os dados recolhidos, aos alunos que frequentam o 12.º ano do Ensino Profissional, foi ainda aplicada uma entrevista, para através das suas experiências individuais aferir a evolução das disposições destes alunos. Os resultados permitem perceber que se verifica, atualmente, uma maior compreensão e um maior reconhecimento pelos Cursos Profissionais. Os grupos de alunos inquiridos, reconhecem as potencialidades destes cursos e sobretudo a possibilidade de acesso a um projeto de vida mais articulado e sustentado, motivo pelo qual o Ensino Profissional, tem vindo crescentemente a ser escolhido como uma primeira opção de escolaridade, por parte de um cada vez maior número de jovens.
Data do prémio25 mai 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCristina Palmeirão (Supervisor)

Keywords

  • Ensino profissional
  • Motivações
  • Expectativas
  • Futuro

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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