O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, tem como principal objetivo desocultar as motivações e os interesses dos alunos que optam pelo ensino profissional em detrimento do ensino secundário regular, e pretende ajudar as escolas e os professores, dos cursos profissionais, a construir melhores respostas para todos os alunos. Para alcançar o objetivo atrás anunciado foi utilizada uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, realizado na Escola Profissional Amar Terra Verde, situada em Vila Verde, distrito de Braga, envolvendo 167 alunos que frequentavam, no ano letivo 2011/2012, o 1º ano (10º ano de escolaridade) dos nove cursos profissionais na sede da referida escola, a direção pedagógica e os dois técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO). As questões de investigação, as quais pretendemos responder são: (1) o ensino profissional é uma opção de estudo ou um recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem? (2) Quais são os motivos e os interesses que levam os alunos a optarem pelo ensino profissional? (3) O curso profissional frequentado é a primeira escolha vocacional? (4) Os cursos profissionais respondem aos alunos com dificuldades de aprendizagem? (5) Os cursos profissionais permitem dar respostas diferenciadas de qualidade a todos os alunos, os de sucesso e os que encontram dificuldades? Em termos de técnicas e instrumentos de recolha de dados foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos e, entrevistas semiestruturadas e em profundidade à direção pedagógica e aos técnicos do SPO da escola. As técnicas de análise e interpretação dos dados privilegiados foram a análise estatística quantitativa em SPSS das respostas aos inquéritos por questionário e a análise qualitativa do conteúdo das entrevistas. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que os cursos profissionais são uma primeira opção de estudo para a maioria dos alunos que ingressaram na EPATV e que os cursos profissionais não são apenas uma resposta para aqueles alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou insucesso e abandono escolares, mas também, para os alunos de sucesso. As razões principais que levam os alunos a optarem por um curso profissional são: conseguir um emprego e aprender uma profissão que lhes facilite a entrada no mercado de trabalho.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luísa Orvalho (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação
Ensino profissional: razões para a sua escolha : um estudo de caso
Dias, J. C. R. (Aluno). 2012
Tese do aluno