Com a elaboração deste trabalho pretende-se compreender, qual a conceção dos docentes relativamente à colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular, no planeamento de estratégias pedagógicas que visem o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para o presente tema, elaborou-se então, um quadro teórico sobre as formas de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional, tendo como base, as práticas colaborativas entre professores de ensino regular e de educação especial. Assim, é objetivo deste trabalho, conhecer as conceções e os métodos de trabalho dos professores de ensino regular e de educação especial, que favorecem o desenvolvimento e crescimento profissional. No enquadramento metodológico, este trabalho direciona-se para uma natureza de investigação qualitativa ou interpretativa, situado no estudo de uma amostra intencional que serve como meio facilitador da investigação, conseguindo desta forma, uma recolha de elementos e dados que ajudam e enriquecem a construção de um caminho de partilha de todo o processo de ensino-aprendizagem.
Data do prémio | 21 out. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joaquim Machado (Supervisor) |
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- Trabalho colaborativo
- Ensino regular
- Educação Especial
- Diferenciação pedagógica e curricular
- Desenvolvimento profissional
- Mestrado em Ciências da Educação
Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
Leitão, A. I. D. M. (Aluno). 21 out. 2016
Tese do aluno