Ensino regular e educação especial
: colaboração docente e articulação pedagógica

  • Ana Isabel de Moura Leitão (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Com a elaboração deste trabalho pretende-se compreender, qual a conceção dos docentes relativamente à colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular, no planeamento de estratégias pedagógicas que visem o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para o presente tema, elaborou-se então, um quadro teórico sobre as formas de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional, tendo como base, as práticas colaborativas entre professores de ensino regular e de educação especial. Assim, é objetivo deste trabalho, conhecer as conceções e os métodos de trabalho dos professores de ensino regular e de educação especial, que favorecem o desenvolvimento e crescimento profissional. No enquadramento metodológico, este trabalho direciona-se para uma natureza de investigação qualitativa ou interpretativa, situado no estudo de uma amostra intencional que serve como meio facilitador da investigação, conseguindo desta forma, uma recolha de elementos e dados que ajudam e enriquecem a construção de um caminho de partilha de todo o processo de ensino-aprendizagem.
Data do prémio21 out. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

Keywords

  • Trabalho colaborativo
  • Ensino regular
  • Educação Especial
  • Diferenciação pedagógica e curricular
  • Desenvolvimento profissional

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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