Enterprise risk management e a criação de valor
: uma análise empírica do caso português

• Miguel de Aragão Lobo de Noronha Osório (Aluno)

Nos últimos anos, a Gestão de Risco Empresarial (Enterprise Risk Management – ERM) emergiu como um instrumento fundamental para as organizações, devido à crescente complexidade dos riscos e ao desenvolvimento de modelos regulatórios cada vez mais completos. De acordo com a generalidade da literatura disponível, que ainda é pouco vasta, a ERM contribui para a melhoria da performance das empresas. Contudo, a maioria desses estudos incide sobre organizações de grande dimensão, pertencentes ao sector financeiro, e, segundo a informação que se dispõe, não existe evidência empírica relativamente à realidade portuguesa. O presente trabalho final de mestrado (TFM) tem como principais objectivos estudar, para o período temporal de 2009 a 2018, a relação da Metodologia de Gestão de Risco Empresarial com a criação de valor e os determinantes por trás da sua adopção em 36 empresas que estão incluídas no índice PSI-Geral da Bolsa de Valores de Lisboa e fazem parte do sector financeiro e não financeiro. Para o efeito, recorreu-se a um modelo de tratamento de probabilidade máxima. Os resultados demonstram um impacto de, aproximadamente, 50% no Tobin's Q, uma aproximação comum para a criação de valor, pela existência de ERM, quando todas as restantes variáveis explicativas se mantêm constantes e não existem problemas de endogeneidade. No que respeita aos determinantes da adopção de uma metodologia de ERM, a dimensão e a folga financeira das empresas são factores que influenciam positiva e significativamente a escolha da ERM. Em sentido inverso, a opacidade dos activos contribui negativamente para essa tomada de decisão.
Data do prémio10 jul 2020
SupervisorManuel Ricardo Fontes da Cunha (Supervisor) & João Novais (Co-Orientador)

• Gestão de risco empresarial
  • Criação de valor