Tendo em conta a problemática levantada, isto é: quais os níveis bem-estar subjetivo e de qualidade de vida, existentes nos idosos institucionalizados e de que forma este variam de acordo como sexo e a idade? E será que existe uma relação entre os níveis do bem-estar subjetivo e de qualidade de vida, nos idosos institucionalizados?, O presente trabalho teve como pretensão obter essas respostas. Desta forma, o estudo foi realizado a 84 idosos institucionalizados, com a idade compreendida entre 65 anos e 85 e mais anos. Para se realizar o estudo utilizou-se um questionário constituído por duas partes, sendo a primeira relativa à caracterização da amostra ao nível sociodemográfico, moti-vos da institucionalização, saúde, visita da família e relacionamento com colegas e fun-cionários e a segunda parte à avaliação do bem-estar subjetivo, com recurso à escala de satisfação com a vida (componente cognitiva) e a escala de afetividade positiva e nega-tiva (PANAS), e da qualidade de vida. Os resultados foram obtidos mediante a análise descritiva e inferencial, através da utilização de técnicas paramétricas, nomeadamente o t-test, a ANOVA e o coeficiente de correlação Pearson. As principais conclusões indicam que as variáveis sociodemográficas; o género, a idade, o estado civil, o meio onde habitavam antes da institucionalização e a escolari-dade ,não influenciam quer o bem-estar subjetivo, quer a qualidade de vida uma vez que os resultados não se revelaram estatisticamente significativos. Por outro lado, conclui-se que a qualidade de vida relaciona-se de forma positiva e significativamente com o bem-estar subjetivo, isto é com a satisfação com a vida e a afetividade positiva.
Data do prémio | 30 set. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Olívia Dias (Supervisor) |
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- Idosos
- Institucionalização
- Bem-estar subjetivo
- Qualidade de vida
- Mestrado em Serviço Social
Envelhecimento, institucionalização e bem-estar subjetivo do idoso
Campos, M. F. (Aluno). 30 set. 2014
Tese do aluno