O presente estudo incide sobre a relação escola-família, nomeadamente o envolvimento parental, e investiga a sua associação com o sucesso escolar dos alunos em dois contextos distintos de território educativo de intervenção prioritária (TEIP). Compara as percepções de encarregados de educação e de professores diretores de turma quanto ao nível de envolvimento parental, no caso particular das escolas selecionadas, bem como analisa possíveis variações relativamente ao género e idade, quer dos encarregados de educação, quer dos respetivos educandos, e ao nível socioeconómico e de habilitações académicas dos encarregados de educação. A presente investigação segue uma metodologia quantitativa correlacional (Tuckman, 2005) com uma vertente de análise qualitativa e os instrumentos utilizados para a avaliação da dimensão em estudo foram QEPE Vpr, QEPE Vpa (Pereira, 2003) e um questionário aberto complementar dirigido a pais e professores, sendo que para a análise estatística dos dados, se recorreu ao Statistical Package for the Social Science (SPSS). O trabalho de investigação efetuado pretende contribuir para clarificar alguns aspetos da relação entre o envolvimento parental e o sucesso escolar. Para isso, consideram-se as avaliações de envolvimento parental dos encarregados de educação e dos diretores de turma de adolescentes matriculados no sétimo e nono anos de escolaridade de duas escolas TEIP com caraterísticas diferenciadas.
Data do prémio | 28 jul. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joaquim Machado (Supervisor) |
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- Envolvimento parental
- Relação escola-família
- Sucesso escolar
- TEIP
- Mestrado em Ciências da Educação
Envolvimento parental e sua relação com o sucesso escolar : estudo efetuado em duas escolas TEIP
Soares, S. D. B. (Aluno). 28 jul. 2016
Tese do aluno