No Acolhimento Residencial para além de se intervir junto da criança/jovem, também se intervém junto da família. A intervenção a realizar por parte dos técnicos deve ser centrada na família, sendo necessário que esta se envolva e coopere no processo. No entanto, o envolvimento parental, em acolhimento residencial é uma área crítica: a articulação e o contacto com as famílias não é frequentemente simples, o que leva a dificuldades na relação entre pais e técnicos e a desafios no envolvimento parental durante o processo de intervenção. Este envolvimento parental, a partir da perspetiva da família biológica é além do mais um conceito pouco representado na literatura. Este estudo de caso propõem-se a compreender a perceção dos pais sobre o seu envolvimento no processo de intervenção efetuado durante o acolhimento residencial dos seus filhos e o impacto da pandemia por Covid-19. O estudo segue uma metodologia qualitativa e participaram neste estudo, 4 pais com filhos em acolhimento residencial e 2 técnicas da casa de acolhimento. Os resultados revelaram que a relação entre pais e filhos e a relação entre pais e técnicos tem influência no envolvimento parental. A perceção de envolvimento parental difere, o que pode justificar a forma como pais e técnicos se relacionam e percecionam o processo e o seu papel. Os pais expressaram disponibilidade por parte dos técnicos, mas, porém, simultaneamente, não se sentiram frequentemente apoiados, respeitados, envolvidos e isto impactua a forma como eles próprios se envolvem no processo. Já os técnicos expressaram ter uma grande abertura, boa comunicação e envolver os pais.
Data do prémio | 8 out. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Mariana Negrão (Supervisor) & Elisa Veiga (Co-Orientador) |
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- Envolvimento parental
- Acolhimento residencial
- Pais biológicos
- Pandemia
- Covid-19
Envolvimento parental no acolhimento residencial durante a pandemia COVID-19: um estudo de caso
Matos, D. S. P. D. (Aluno). 8 out. 2021
Tese do aluno