Escola católica, liderança e ethos

  • Amaro Gonçalo Ferreira Lopes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo procura identificar elementos constituintes do ethos da Escola Católica (educação integral e transversal, catolicidade e eclesialidade, ambiente educativo cristão), e a importância da liderança diretiva, na sua afirmação e desenvolvimento. É uma investigação qualitativa, baseada num estudo de caso, de duas escolas católicas, situadas na área geográfica do Grande Porto, em Portugal. Através da observação, predominantemente não participante, de entrevistas a diretores, de entrevistas focus group a professores e a alunos, procede-se a uma análise dos dados, de modo a inferir em que me medida há uma identidade e uma diferença específica na Escola Católica e como é que os diversos elementos dessa identidade se afirmam e desenvolvem, tendo em conta o tipo de liderança. Desenha-se uma liderança escolar, que se acaba por designar por liderança pastoral, em que os diretores da Escola Católica devem também saber liderar os aspetos espirituais e pastorais.
Data do prémio28 out. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor)

Keywords

  • Escola católica
  • Ethos de escola
  • Educação integral
  • Ambiente educativo
  • Dimensão religiosa do ensino
  • Liderança escolar
  • Liderança pastoral

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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