O presente estudo procura identificar elementos constituintes do ethos da Escola Católica (educação integral e transversal, catolicidade e eclesialidade, ambiente educativo cristão), e a importância da liderança diretiva, na sua afirmação e desenvolvimento. É uma investigação qualitativa, baseada num estudo de caso, de duas escolas católicas, situadas na área geográfica do Grande Porto, em Portugal. Através da observação, predominantemente não participante, de entrevistas a diretores, de entrevistas focus group a professores e a alunos, procede-se a uma análise dos dados, de modo a inferir em que me medida há uma identidade e uma diferença específica na Escola Católica e como é que os diversos elementos dessa identidade se afirmam e desenvolvem, tendo em conta o tipo de liderança. Desenha-se uma liderança escolar, que se acaba por designar por liderança pastoral, em que os diretores da Escola Católica devem também saber liderar os aspetos espirituais e pastorais.
Data do prémio | 28 out. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
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- Escola católica
- Ethos de escola
- Educação integral
- Ambiente educativo
- Dimensão religiosa do ensino
- Liderança escolar
- Liderança pastoral
- Mestrado em Ciências da Educação
Escola católica, liderança e ethos
Lopes, A. G. F. (Aluno). 28 out. 2014
Tese do aluno