Escola com vida
: caracterização psicossocial de grávidas e mães em situação de vulnerabilidade social

  • Roena Rafaela Pereira Rodrigues Rolo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A vulnerabilidade está associada a fatores de risco pessoais, sociais ou ambientais que ampliam a possibilidade de um certo indivíduo ou família manifestar alguma perturbação psicológica. Estes fatores de risco podem potencializar consequências emocionais e/ou físicas. O presente estudo teve como objetivo caracterizar do ponto de vista psicossocial grávidas e mães, nomeadamente nas dimensões da vivencia psicológica da gravidez, suporte social, bem-estar psicológico, autoconceito e satisfação e expectativas parentais, no momento de admissão duma associação de apoio a grávidas e mães em situação de vulnerabilidade social. Este estudo teve uma amostra de 22 mulheres, 13 grávidas, nove mães, com idades entre os 19 e os 40 anos. Os instrumentos utilizados nesta investigação foram: Questionário Sociodemográfico; Escala de Atitudes sobre a Gravidez e a Maternidade; Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido; Questionário de Satisfação e Expectativas Parentais; Inventário de Sintomas Psicopatológicos; Inventário Clínico de Autoconceito. Os resultados indicaram que estas mulheres aparentam ter um menor apoio do companheiro durante a gravidez e maternidade, maior intensidade dos sintomas psicopatológicos, inferior maturidade psicológica no autoconceito e satisfação e expectativas parentais dentro do esperado. Uma implicação para a prática, seriam grupos para grávidas e mães com o intuito de partilharem experiências semelhantes de vida.
Data do prémio29 nov. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAlexandra Carneiro (Supervisor) & Mariana Negrão (Co-Orientador)

Keywords

  • Vulnerabilidade social
  • Gravidez
  • Maternidade
  • Bem-estar psicológico

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

'