Resumo
Na realização desta dissertação, o objetivo principal relacionou-se com aabordagem da temática da liderança de uma escola de Música, especificamente
por parte da Direção Pedagógica. Pretendeu-se verificar se esta figura possui,
realmente, um papel central na definição da política educativa, como é a sua
coexistência com os órgãos administrativos da escola, se consegue promover o
envolvimento dos demais elementos da comunidade nos objetivos que define para
a instituição e se o género do Diretor Pedagógico terá implicações na forma de
liderança. Tentou-se também aferir da existência de estilos de liderança
específicos do desempenho desta função.
Este trabalho divide-se em duas partes que se pretendem complementares. Na
primeira parte é feito um enquadramento do ensino da Música em Portugal, das
estruturas organizativas e de vários conceitos e tipos de liderança, tendo como
base a revisão da literatura consultada.
Na segunda parte faz-se a apresentação do objeto de estudo, das questões de
investigação e dos dados obtidos. A metodologia seguida foi a de um estudo de
caso implementado em duas escolas do ensino especializado da Música – uma do
ensino vocacional particular e cooperativo (que será designada por Academia de
Música Vocacional) e uma do ensino profissional (que será identificada como
Escola Profissional de Música). A concluir, são apresentadas as ilações alcançadas com o estudo de caso, que
procuram responder às questões de investigação colocadas.
| Data do prémio | 24 abr. 2012 |
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| Idioma original | Portuguese |
| Instituição de premiação |
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| Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
Designação
- Mestrado em Ciências da Educação