Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo
: 1937-2006 : que modelo de formação?

  • Maria Manuela Madureira Lebre Mendes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A tese que se apresenta, remete-nos para desocultar o Modelo de Formação da Escola de Enfermagem de S. Vicente de Paulo, na janela temporal entre 1937 e 2006. Para tal recorreu-se a um quadro conceptual assente, num primeiro tempo, na resenha histórica da Escola no cenário educativo emergente para, num segundo tempo, se abordar aquele contexto escolar entre a sua origem e a transmissão para um espaço educativo mais amplo. Recorreu-se ainda aos modelos de formação numa perspetiva evolutiva e numa linha de formação de adultos onde nos revemos, particularmente, nos modos de trabalho de Marcel Lesne e nos três modelos teóricos de Gilles Ferry. Neste quadro conceptual abordou-se ainda a formação formal em enfermagem, norteada pelas principais reformas educativas, antes e depois da entrada do curso de enfermagem no sistema educativo nacional e toda a influência que adveio da mesma para o ensino e para a profissão de enfermagem. Metodologicamente privilegiou-se o estudo de caso histórico organizacional onde a questão central e os objetivos da pesquisa desenharam uma investigação com uma abordagem qualitativa, descritiva de perfil socio-histórico. Com recurso à técnica da entrevista semi-estruturada e da análise dos discursos dos sujeitos da investigação, antigos alunos e professores, fizemos emergir daqueles elementos significativos, o resgate de uma história com a finalidade de, em triangulação com elementos contextuais do acervo documental e fotográfico museológico da Escola, se chegar ao conhecimento do modelo de formação em uso durante a existência daquela instituição educativa. Os principais resultados, que suportam o “Modelo de Formação” apontam para um ensino centrado no aluno, fortemente alicerçado em princípios filosóficos de cariz humanista cristã, que primam pela qualidade impressa no rigor, na formação humana e na transmissão de valores. Destaca-se ainda a dinâmica da relação pedagógica dos sujeitos envolvidos na formação, identificados como percursores e construtores identitários de referência na proximidade em contexto. Concorrem para o modelo de formação a ancoragem no referencial da pedagogia e orientação didática, o desenvolvimento dos planos curriculares na direção de um agir centrado no cuidado holístico e nos valores, em contextos de desenvolvimento selecionados pela excelência. Conclui-se que da compreensão do “Modelo de formação” emerge a qualidade formativa, transversal a múltiplas correntes de pensamento, com representação social positiva centrado na pessoa humana e de tendência afetiva.
Data do prémio12 mar. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Arminda da Silva Mendes Carneiro da Costa (Supervisor)

Keywords

  • Modelos de formação
  • ESESVP
  • História da enfermagem

Designação

  • Doutoramento em Enfermagem

Citação

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