Cada vez mais se tem prestado atenção à exposição a episódios potencialmente traumáticos pelos problemas individuais e societais que causam, bem como perturbações mentais associadas. Especialmente, os eventos adversos na infância têm sido priorizados por serem fenómenos comuns com consequências nefastas na capacidade de aprendizagem, no sucesso escolar e na trajetória desenvolvimental de crianças e jovens. Apesar do sistema educacional e dos profissionais escolares serem extremamente importantes para o processo desenvolvimental de crianças e jovens, tem sido dada pouca atenção à capacidade para responderem às necessidades dos alunos e colaboradores, evitando agravamento de sintomas associados ao trauma e a re-traumatização. Considerando a necessidade de a escola lidar com o trauma através de uma abordagem informada e sensível e as lacunas na literatura relativamente a este tópico, este estudo adaptou um instrumento para avaliar e caracterizar os cuidados sensíveis ao trauma a partir da perceção de uma amostra de profissionais das escolas portuguesas. Os resultados evidenciaram a falta de preparação destes profissionais e de prontidão organizacional para reconhecer e saber responder eficazmente aos problemas associadas a episódios traumáticos. Assim, preconiza-se a implementação de um modelo de capacitação dos profissionais, focado na formação e supervisão, envolvendo a direção escolar e a comunidade escolar.
Data do prémio | 7 fev. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisa Veiga (Supervisor) & Mariana Negrão (Co-Orientador) |
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- Cuidados sensíveis ao trauma
- Escola
- Eventos adversos na infância
- Episódios potencialmente traumáticos
- Impactos do trauma em crianças e jovens
Escolas sensíveis ao trauma: contributo para caracterização da qualidade dos contextos educativos
Fonseca, B. C. M. L. (Aluno). 7 fev. 2023
Tese do aluno