Esta dissertação pretende estudar e investigar a evolução da componente ESG no setor bancário e do efeito da responsabilidade social corporativa na performance financeira de instituições no mesmo setor. Para realizar a análise, informação financeira e não-financeira foi extraída da base de dados Refinitiv Datastream usando um apropriado índice de bancos europeus (a regulamentação estudada neste estudo é para empresas na União Europeia). Um dos grandes objetivos é analisar a evolução das pontuações ESG nos últimos anos, os 15 melhores e 15 piores bancos em cada categoria (ambiental, social e governativa), a sua relação com a implementação da regulamentação pela Comissão Europeia, principalmente a Non-Financial Reporting Directive que tem como objetivo mitigar o efeito “greenwashing” e aumentar a transparência nas instituições europeias. Os resultados obtidos neste sentido são mostrados no capítulo dos resultados e das conclusões, mas é possível verificar um impacto negativo na performance ambiental no ano de 2017, o primeiro ano de requisitos obrigatórios de divulgação não-financeira. Uma queda brutal da pontuação ambiental media dos bancos em 2017 demonstra que muitos bancos vinham a partilhar informação financeira que não seria transparente e com os requisitos mandatórios, estes resultados diminuíram imenso. Para além do estudo aprofundado das pontuações ESG e da regulamentação a nível de sustentabilidade, este trabalho tem como outro objetivo fazer uma breve análise ao impacto das pontuações de Responsabilidade Social Corporativa ou ESG na performance financeira do setor bancário europeu.
Data do prémio | 13 jul. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Alves (Supervisor) |
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- ESG
- Responsabilidade social corporativa
- Non-financial reporting directive
- Taxonomia
- Performance financeira
ESG and the banking sector: an overview: evolution of the sustainability perception by banks and its impact on financial performance
Silva, M. P. G. G. D. (Aluno). 13 jul. 2023
Tese do aluno