ESG (Environmental, Social, Governance) performance and its impact
: which role will financial institutions play in order to build a more sustainable access to financial loans and other forms of credit in the future?

• Nick Lambertz (Aluno)

No contexto de uma economia mais responsável e sustentável, o conceito de Finanças Sustentáveis está a ganhar cada vez mais atenção. Apesar da crescente investigação, o conceito carece de clareza no que diz respeito à sua implementação. A presente investigação visa analisaras implicações das métricas do ESG e o seu desempenho na situação de refinanciamento das empresas, para além das questões que as Instituições Financeiras desempenharão neste sentido.Os dados foram recolhidos através de uma análise exaustiva da literatura, complementada por entrevistas com peritos seniores de instituições financeiras cada vez mais sustentáveis (Bancos e CR). A análise revela a necessidade de orientações claras e práticas para uma transformação das medições de impacto que combine receitas, valor e métricas. Além disso, o refinanciamento requer um enfoque a longo prazo, centralidade do cliente e um elevado grau de transparência.
Data do prémio26 jan. 2022
Supervisor Rui Nuno Tavares de Almeida Moreira da Cruz (Supervisor)

• Negócios responsáveis
  • Finanças sustentáveis