ESG framework and financial performance
: a principal component analysis and challenges for small investors in noise reduction

• Rúben Tiago Pimentel (Aluno)

Esta pesquisa propõe uma forma eficaz de reduzir o ruído nas pontuações ESG, permitindo que pequenos investidores compreendam rapidamente o impacto da sustentabilidade no desempenho financeiro das empresas. Começa com uma revisão abrangente das estruturas de sustentabilidade e da ascensão de ESG como um conceito fulcral na literatura atual. Em particular, indiquei a importância de modelos de CSR como a Pirâmide de Carroll, a Teoria de Triple Bottom Line e a Teoria de Stakeholder na explicação da atual estrutura ESG. Posteriormente, analisei a conexão entre cada pilar ESG e a estrutura ESG em finanças. Nomeadamente, explorei o impacto da sustentabilidade nos retornos das ações, denotando as incoerências entre diferentes investigadores e os problemas com as pontuações ESG. No final da Revisão de Literatura, mostrei os desafios que os pequenos investidores enfrentam ao avaliar ESG. Para explorar o ruído ESG, utilizei como amostra o S&P 500 em 2022, com cinco pontuações ESG diferentes: Bloomberg, Refinitive; Sustainalytics, Truvalue e FTSE Russell. A análise mostrou que diferentes avaliadores apontam para uma relação diferente entre ESG e retornos das ações. Por exemplo, o Truvalue e o Sustainalytics apontam para um resultado negativo, enquanto os restantes para uma relação positiva. Para classificar a situação e obter uma relação única, apliquei uma Análise de Componentes Principais (PCA) para reduzir o ruído nos dados, terminando com uma relação positiva entre o desempenho financeiro e sustentável das empresas.
Data do prémio27 out. 2023
SupervisorPaulo Alves (Supervisor) & Kim Kaivanto (Co-Orientador)

• Ruído ESG
  • Impacto no mercado