ESG – the gender pay gap
: an analysis of the magnitude of the gender pay gap and the potential impact of closing it

• Sónia Cristina dos Reis Rocha Ribeiro (Aluno)

Como parte da componente Social de ESG, a disparidade salarial de género permanece por resolver e sob o radar da Comissão Europeia, embora a igualdade salarial faça parte do Tratado de Roma (artigo 157TFEU), 1957. Os dados da UE de 2019 indicam que esta totaliza 14,1%. A Comissão Europeia compromete-se a abordar este tema, nomeadamente via Directiva da Transparência Salarial. A disparidade salarial de género consiste na diferença média entre os salários de homens e mulheres (valor/hora ilíquido), impulsionada por diversos factores associados ao comportamento do mercado de trabalho (segregação salarial, trabalho a tempo parcial), à divisão desigual de trabalho pago e não pago, decisões de carreira influenciadas pela dedicação à família, inferior número e menos bem pago de responsáveis femininas e discriminação de género. È sugerido um forte esforço conjunto de Governos, Empresas e Parceiros sociais, através da adopção de melhores práticas e regulamentação de salário mínimo, promoção da transparência salarial e diversificação de funções, investimento na protecção social e licença parental (Governos); igualdade salarial, superação de preconceitos, políticas neutras e protectoras das famílias, equilíbrio de género, aposta na transparência, formação e redução do impacto da licença parental na carreira dos pais (Empresas); e intervenção na disparidade sectorial e negociação colectiva (Governos e parceiros sociais). Os benefícios de eliminar a disparidade salarial de género englobam a redução da pobreza, o empoderamento das mulheres e a melhoria do desempenho dos negócios e o fortalecimento da economia global, incrementando a diversidade no trabalho e, como tal, contribuindo para uma economia mais inclusiva.
Data do prémio19 dez. 2022
SupervisorPaulo Alves (Supervisor)