Atributos associados a masculinidades positivas, como ser vulnerável ou rejeitar a violência baseada no género, começam a surgir em estudos realizados em Moçambique, desafiando as masculinidades hegemónicas dominantes no país – o homem forte, infalível, viril, autoritário. Não conformar com as normas sociais de género prevalecentes significa, para muitos, não ser considerado “homem de verdade” – uma expressão popular no país. Campanhas de Comunicação para Mudança Social e Comportamental, que só recentemente começaram a prestar uma atenção particular à representação de masculinidades positivas, podem contribuir de forma significativa para o questionamento e mudança de normas de género e comportamentos. Mas, podem igualmente perpetuar masculinidades hegemónicas. Recorrendo a métodos qualitativos, o presente estudo analisa as representações de masculinidades em Anúncios de Utilidade Pública parte de campanhas de comunicação para mudança produzidas em Moçambique, e entrevista homens entre os 18 e os 34 anos a residir na cidade ou província de Maputo para perceber se se identificam com essas representações e o que significa, para eles, ser um “homem de verdade”. Os resultados apontam para um homem moçambicano que se constrói a partir de atributos e expectativas sociais assentes em masculinidades hegemónicas – com frequência, o homem que foi ensinado a ser – e masculinidades positivas que rompem com a norma dominante – o homem que aspira a ser e que quer ensinar os filhos a ser. Este estudo espera contribuir para que futuras campanhas de comunicação para mudança reflictam com maior profundidade sobre as masculinidades que representam e promovem, e para que os homens que procuram adoptar e adoptam masculinidades positivas encontrem incentivo à mudança nessas campanhas.
Data do prémio | 26 jan. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ioli Campos (Supervisor) |
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- Normas sociais
- Género
- Masculinidades
- Comportamento
- Comunicação para mudança
- Mestrado em Ciências da Comunicação
“Esse é homem de verdade” estudo exploratório: ser homem em Moçambique e a promoção de masculinidades positivas em campanhas de comunicação para mudança social e comportamental
Quatorze, D. M. H. (Aluno). 26 jan. 2024
Tese do aluno