“Esse é homem de verdade” estudo exploratório
: ser homem em Moçambique e a promoção de masculinidades positivas em campanhas de comunicação para mudança social e comportamental

  • Débora Maura Homem Quatorze (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Atributos associados a masculinidades positivas, como ser vulnerável ou rejeitar a violência baseada no género, começam a surgir em estudos realizados em Moçambique, desafiando as masculinidades hegemónicas dominantes no país – o homem forte, infalível, viril, autoritário. Não conformar com as normas sociais de género prevalecentes significa, para muitos, não ser considerado “homem de verdade” – uma expressão popular no país. Campanhas de Comunicação para Mudança Social e Comportamental, que só recentemente começaram a prestar uma atenção particular à representação de masculinidades positivas, podem contribuir de forma significativa para o questionamento e mudança de normas de género e comportamentos. Mas, podem igualmente perpetuar masculinidades hegemónicas. Recorrendo a métodos qualitativos, o presente estudo analisa as representações de masculinidades em Anúncios de Utilidade Pública parte de campanhas de comunicação para mudança produzidas em Moçambique, e entrevista homens entre os 18 e os 34 anos a residir na cidade ou província de Maputo para perceber se se identificam com essas representações e o que significa, para eles, ser um “homem de verdade”. Os resultados apontam para um homem moçambicano que se constrói a partir de atributos e expectativas sociais assentes em masculinidades hegemónicas – com frequência, o homem que foi ensinado a ser – e masculinidades positivas que rompem com a norma dominante – o homem que aspira a ser e que quer ensinar os filhos a ser. Este estudo espera contribuir para que futuras campanhas de comunicação para mudança reflictam com maior profundidade sobre as masculinidades que representam e promovem, e para que os homens que procuram adoptar e adoptam masculinidades positivas encontrem incentivo à mudança nessas campanhas.
Data do prémio26 jan. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIoli Campos (Supervisor)

Keywords

  • Normas sociais
  • Género
  • Masculinidades
  • Comportamento
  • Comunicação para mudança

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'