Estágio no serviço de doenças infecciosas e laboratórios de virologia do Hospital Carlos III - Madrid

• Viviane Pimenta Lima Silva (Aluno)

O presente relatório é sobre o Estágio no Servicio de Enfermedades Infecciosas e Laboratório de Virologia no Hospital Carlos III. A infecção por VIH/SIDA continua a ser uma importante prioridade em saúde global. Embora se tenha alcançado um importante progresso na prevenção de novas infecções e na diminuição de mortes relacionadas com SIDA por ano, o número de pessoas que vivem com VIH continua a aumentar, trazendo consequências clínicas, psicológicas e sociais para os indivíduos e para as comunidades. O estágio teve como objectivos principais aprofundar os conhecimentos sobre o VIH/SIDA e as alterações hematológicas associadas, sobre Medicina Tropical e do viajante, principalmente sobre imunizações, riscos de viagem e a aplicação destes conhecimentos nos doentes infectados por VIH. Também teve como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre as opções terapêuticas e sobre o VIH 2 e co-infectados por VIH 1 e 2. O estágio teve a duração de 3 meses e foi realizado no Serviço de Doenças de Infecciosas, Unidade de VIH e Laboratórios de virologia do Hospital Carlos III. A parte clínica foi realizada nas enfermarias nas consultas externas na Unidade VIH e na Unidade de Medicina Tropical e Viajantes, e a componente laboratorial nos Laboratórios de Parasitologia e Biologia Molecular. Concluí que a TARV, quando indicada, é fundamental para a qualidade de vida do doente infectado por VIH/SIDA. Com Tratamento adequado e assistência médica os doentes infectados por VIH vivem com qualidade de vida e longevidade. Para garantir a qualidade e se preparar para o futuro é necessário incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novos, melhores e mais baratos instrumentos de prevenção e tratamento, incluindo a vacinação. Os conhecimentos adquiridos foram importantes para contribuir para a melhoria qualidade nos serviços de saúde prestados ao meu país de origem, Cabo Verde.
Data do prémio30 set 2014
SupervisorHenrique Lecour (Supervisor) & Juan González-Lahoz (Co-Orientador)

• Mestrado em Análises Clínicas e Saúde Pública