Estarão os expatriados portugueses satisfeitos com a sua expatriação?

  • Sílvia Cristina Filipe Moreira da Silva Ferraz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A expatriação tem, nos dias que correm, um papel de grande importância na vida das pessoas, sociedades e organizações em todo o mundo. E para Portugal, e para os portugueses não é excepção. Partindo do tema satisfação com expatriação, o presente estudo teve como objectivo principal conhecer os elementos que influenciam a satisfação global do expatriado, tendo em conta as perspectivas de: satisfação pessoal, satisfação profissional e satisfação com o país de destino. Efectuou-se, assim, um estudo em que foram analisados diferentes expatriados em diferentes fases de expatriação, com base em questionários, realizando-se uma análise quantitativa dos dados recolhidos. Posteriormente, foi testado um modelo conceptual, através de um sistema de equações estruturais. De facto, o fenómeno tem sido abordado por autores de diferentes nacionalidades, em diferentes épocas e sob diferentes perspectivas. Todavia, a questão da expatriação permanece pouco explorada. Com este trabalho, pretendemos ter uma noção do conceito de satisfação, que interessa ao expatriado, algo que pode parecer e é um pouco subjectivo mas que nem por isso é impossível de quantificar. Os resultados desta investigação permitiram concluir que, aparentemente, a satisfação com expatriação é expressão de três áreas importantes no processo – a satisfação profissional, a satisfação com país de destino e a satisfação pessoal.Com base nos resultados obtidos concluiu-se, portanto, que a satisfação global com um processo de expatriação no ponto de vista de quem é o expatriado, depende de vários elementos combinados, sendo, todavia, a maior responsabilidade deste processo atribuída à satisfação profissional. Assim, os resultados obtidos contribuem de certa forma para que a empresa conheça o que é que satisfará os seus colaboradores quando estes são convidados a fazer as suas prestações para a empresa noutras localizações, designadamente num país diferente. Conhecendo o que os satisfaz é, assim, maior a probabilidade da empresa ir ao encontro dos seus desejos e interesses e diminuir as desvantagens normalmente associadas às más experiências de expatriação.
Data do prémioago. 2011
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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