Estilo de vida, satisfação conjugal e qualidade de vida na menopausa

• Catarina Ferraz Araújo (Aluno)

A menopausa é um processo do desenvolvimento essencial no percurso de vida da mulher, uma vez que acarreta consigo alterações ao nível físico, emocional, relacional e sexual. O presente estudo teve como objetivos avaliar a relação entre estilo de vida (exercício físico, nutrição e uso de drogas ou similares), satisfação conjugal e qualidade de vida física e psicológica na menopausa e os preditores da qualidade de vida na menopausa. As diferenças entre as mulheres nos diferentes estádios na menopausa nas variáveis psicossociais em estudo foram também analisadas. Trata-se de um estudo de design transversal, com base numa amostra por bola de neve (snowball sampling), com 101 participantes do sexo feminino na menopausa. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, World Health Organization Quality of Life - Bref, Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde e Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal. Os resultados permitiram verificar que não existem diferenças estatisticamente significativas entre mulheres na fase da pré-menopausa e mulheres na fase da peri-menopausa em função do estilo de vida, satisfação conjugal, qualidade de vida física e psicológica. Também se verificou que um estilo de vida menos saudável está associado a uma menor qualidade de vida e uma maior satisfação conjugal está associada com maior qualidade de vida. A variável situação profissional mostrou ser preditora de qualidade de vida física e a variável rendimento anual mostrou ser preditora de qualidade de vida psicológica na menopausa.Os resultados do presente estudo poderão auxiliar na elaboração de programas de prevenção e promoção da qualidade de vida física e psicológica na menopausa.
Data do prémio11 fev 2022
  • Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais
SupervisorEleonora C. V. Costa (Supervisor)

• Menopausa