O divórcio é um período de transição que afeta o ciclo de desenvolvimento da família, alterando a sua configuração e dinâmica familiar e, consequentemente, diminuir o bem-estar familiar e individual. Neste sentido, este estudo procura contribuir para avaliação da perceção que progenitores divorciados/separados têm quanto aos estilos educativos parentais. A amostra de conveniência, foi composta por 17 figuras parentais, 11 mães e 6 pais, de crianças em idade escolar (8-11 anos) que vivenciaram uma experiência de divórcio/separação. Os dados dos participantes foram recolhidos numa plataforma online, através do preenchimento da adaptação portuguesa do EMBU-P e de Questionários que recolheram informações relativas às caraterísticas sociodemográficas dos filhos e dos progenitores, caraterísticas da relação anterior e informações quanto à influência da situação pandémica Covid-19 na dinâmica familiar. Os resultados da estatística descritiva do EMBU-P indicam que os participantes revelam níveis elevados de suporte emocional, o que demonstra que estes progenitores tendem a percecionar a parentalidade com altos níveis de envolvimento e participação na vida dos filhos. Não se verificam associações estatisticamente significativas entre as pontuações das dimensões do EMBU-P e as caraterísticas sociodemográficas dos progenitores. No entanto, observou-se uma correlação estiticamente significativa entre sexo da criança e a dimensão rejeição do EMBU-P. Este estudo contribuiu para o realce de algumas caraterísticas sociodemográficas que podem influenciar os estilos educativos parentais, nomeadamente a idade dos filhos e o sexo dos progenitores. Desta forma, os resultados deste estudo corroboram com a literatura no que toca a algumas variáveis, porém, a literatura refere o impacto de outras variáveis analisadas neste estudo, nas quais os resultados não se demonstram concordantes, o que sugere a importância da continuação da investigação neste tópico.
Data do prémio | 28 jan. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Alexandra Carneiro (Supervisor) & Vânia Sousa Lima (Co-Orientador) |
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- Separação/divórcio
- Estilos educativos parentais
- Caraterísticas sociodemográficas
- Covid-19
Estilos educativos parentais em ex-casais: variáveis sociodemográficas e desafios associados à pandemia por covid-19
Monteiro, B. T. (Aluno). 28 jan. 2022
Tese do aluno